Seja bem vindo a Online Farma!

Quais as causas da doença? Quais alimentos devem ser mais explorados?

 
Há uma doença preocupante que merece a atenção: trata-se da anemia. Essa doença pode ser causada por muitos fatores, mas é a deficiência em ferro e em vitamina B12 as causas mais frequentes. 
 
O ferro é um mineral fundamental na alimentação diária, encontra-se em forma de sais ferrosos também conhecidos como ferro não-heme que podem ser encontrados em alimentos como: frutas, cereais, hortaliças e ovos. Mas essa forma química de ferro não é tão bem absorvida no intestino. O ferro melhor absorvido é o conhecido como ferro heme, encontrado na carne e peixe.
 
A anemia significa “falta de sangue”, essa definição se deve à diminuição de hemácias e glóbulos vermelhos em sua composição, que são responsáveis por transportar o oxigênio necessário para todas as células presentes no organismo.
 
Muitos estudos científicos em torno do tratamento da anemia constataram que a presença da vitamina C pode auxiliar a duplicar ou até mesmo triplicar a absorção de ferro no organismo, inclusive do ferro não-heme.
 
O limão é uma fruta recomendável para o tratamento da anemia, para que o efeito da vitamina C seja potencializar a absorção do ferro, a quantidade diária recomendável é de 25mg, o suco de meio limão oferece essa quantidade. A união do suco do limão ou de outras frutas também ricas em vitamina C com verduras ricas em ferro como espinafre, couve, e outras verduras de folhas verde-escuras podem potencializar a absorção de ferro no organismo.
 
Ainda que alimentos como carne e peixe ofereçam maior possibilidade de absorção do mineral, os alimentos de origem vegetal podem oferecer condições de uma melhor formação sanguínea.
 
A soja é rica em ferro, os derivados desse alimento podem ser amplamente explorados para oferecer o importante elemento para o organismo.
 
Alguns alimentos prejudicam a absorção do ferro como: ingestão excessiva de chá, farelo de trigo, leite, álcool, entre outros.
 
O importante em casos de tratamento e prevenção da doença é investir em alimentos ricos em nutrientes: legumes, frutas e verduras.
 
Alguns sintomas podem estar relacionados ao problema como: falta de disposição para a realização de atividades diárias; falta de apetite; pele pálida; gengivas e parte interna dos olhos esbranquiçadas; as crianças que apresentam dificuldade de concentração na escola, desânimo  e sonolência desequilibrada podem estar com a doença.
 
Depois do devido diagnóstico, é fundamental que uma dieta regular e cuidadosa seja seguida. A vitamina B12 também essencial para prevenir a doença pode ser encontrada em alimentos como: carne, ovos, frutos do mar, frutas, verduras, principalmente as de folhas verde-escuras, entre outros.
 
Cuidar da saúde é fundamental, a anemia é uma doença grave, que precisa ser tratada e a melhor maneira de prevenir este mal é realizando uma alimentação saudável rica em nutrientes. Cuide da saúde, reveja hábitos alimentares.