"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

A Artrose e seu impacto no corpo


10/12/2012 - 23:00:00 | 630
Dos mais de cem tipos de artrite conhecidos, a artrose é a mais comum. Ela pode prejudicar qualquer articulação que tenha cartilagem, porém as mais prejudicadas são as articulações das mãos, joelho, quadril e coluna. A artrose é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem epifisial, causando a deterioração da mesma. 
 
A cartilagem é o tecido fino que reveste os ossos nas articulações e permite que os ossos deslizem uns sobre os outros. Essa cartilagem pode se desgastar, e com isso os ossos se friccionam, causando dor, inchaço e rigidez. A degeneração da cartilagem ocorre principalmente com o envelhecimento da mesma, porém outros fatores também contribuem para o aparecimento da artrose como a genética, obesidade, hipotireoidismo, entre outras. Doenças como hemofilia, distúrbios como a necrose vascular e outros tipos de artrite como a gota ou artrite reumatóide podem ser possíveis causas da doença. 
 
A dor e a rigidez nas articulações são os sintomas mais comuns da artrose, principalmente após exercícios físicos ou quando ocorre peso ou pressão nas articulações. As articulações ficam mais rígidas e duras com o tempo, e muitas vezes é possível ouvir o som de fricção ao mover as articulações. No decorrer do dia as dores podem piorar durante alguma atividade e melhorar durante o período de descanso. Algumas pessoas se queixam de dores e rigidez ao levantar pela manhã. Esse período de rigidez dura no máximo trinta minutos. 
 
A artrose é uma doença progressiva e sem cura, portanto quanto mais impactos as articulações sofrerem durante a vida, mais cedo a doença vai se manifestar. Entre os tratamentos para aliviar os sintomas da artrose, alguns medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris contribuem para uma grande melhora na densidade óssea. 
 
Embora algumas pessoas não tenham sintomas, através das radiografias é possível ver o avanço da artrose.