Seja bem vindo a Online Farma!

 
Na medicina, a disfunção erétil é conhecida como a falta de habilidade do homem em obter ou manter uma ereção suficiente para o ato sexual. A doença atinge grande parte dos brasileiros, porém como os homens não gostam de admitir que sofram com a impotência, o tratamento e a prevenção geralmente demoram um pouco. A disfunção erétil pode ser de causa orgânica, psicológica ou mista, mas as causas orgânicas são responsáveis por 80% dos casos, e as principais são os problemas vasculares. 
 
A aterosclerose é a causa mais comum. A formação de placas nas artérias causa o estreitamento do diâmetro interno do vaso e dificulta o fluxo sanguíneo, prejudicando a entrada de sangue nos corpos cavernosos. 
 
O cigarro é outra grande causa de impotência sexual. Fumar durante muitos anos pode provocar disfunção de causa orgânica. As substâncias tóxicas do cigarro provocam danos nos tecidos internos dos vasos, e diminui os níveis de óxido nítrico no pênis, substância que contribui para a ereção. A nicotina também provoca a contração da musculatura dos vasos que irrigam o pênis, dificultando o fluxo sanguíneo para o local. 
 
A diabetes e a hipertensão arterial também são causas importantes da disfunção erétil. No caso da diabetes, a causa está ligada à aterosclerose acelerada. Já no caso da hipertensão, a maior dúvida era se a impotência era causada pela própria hipertensão ou pelos medicamentos anti-hipertensivos. Um estudo recente mostrou que tanto a hipertensão quanto os medicamentos causam a disfunção. A presença de altos níveis de colesterol LDL também está associada à disfunção erétil, seja o homem fumante ou não.
Esses fatores mostram que a disfunção erétil e as doenças cardiovasculares têm fatores de risco muito parecidos. 
 
É importante lembrar que existe tratamento para a disfunção erétil. Alguns casos podem ser solucionados sem medidas extremas, como os produtos naturais. Problemas com a ereção e falta de desejo sexual podem ser solucionados com o auxilio de medicamentos como o  Tribulus Terrestris, que ajuda no tratamento da disfunção erétil, além de controlar o colesterol.