Seja bem vindo a Online Farma!

 
A endometriose é uma manifestação inflamatória causada pelo endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero). Algumas células do endométrio, ao invés de serem expelidas migram para outras regiões do corpo causando dor e sangramento. Quando não há fecundação, boa parte do endométrio é eliminada na menstruação. No caso da endometriose, essas células podem se instalar nos ovários ou cavidade abdominal. 
 
A endometriose pode não apresentar nenhum sintoma, mas algumas mulheres com endometriose reclamam de cólicas intensas ou dor no baixo abdome, dores durante a relação sexual, ciclo menstrual com intensidade maior, dor lombar, sangramentos uterinos e algumas vezes intestinais. Em alguns casos a intensidade das cólicas impossibilita a mulher de trabalhar ou realizar tarefas simples durante o período menstrual. 
 
A endometriose é uma doença crônica que regride com a menopausa. Alguns fatores de risco como menstruar muito cedo, ciclos menstruais frequentes e com duração de sete dias ou mais, além de fatores hereditários podem causar a endometriose. 
 
O tratamento da endometriose pode incluir medicamentos para dor ou para evitar que a endometriose piore, cirurgia para retirar os focos de endometriose, pílulas para interromper a menstruação e até cirurgias para retirada dos ovários. A endometriose está entre as possíveis causas de infertilidade feminina, mas com o tratamento adequado a fertilidade pode ser restabelecida. Além dos tratamentos para a endometriose, produtos naturais como o medicamento Tribulus Terrestris ajudam a melhorar a função reprodutora e a fertilidade. 
 
É importante procurar ajuda médica ao sinal dos primeiros sintomas. A endometriose é uma doença crônica que acomete mulheres na fase reprodutora e interfere na qualidade de vida, portanto o diagnóstico precoce e o tratamento são muito importantes. Alguns casos isolados de câncer podem ocorrer após a menopausa, portanto não entenda a cólica como uma dor normal na vida da mulher e consulte um especialista.