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A importância da mandioquinha na dieta


15/12/2014 - 23:00:00 | 2040

Possui inúmeras propriedades e pode ser aproveitada de diversas maneiras na dieta

 
Quem não gosta de mandioquinha? Essa é uma das raízes mais consumidas e queridas na alimentação. É comum a presença desse alimento em sopas, caldos, na papinha do bebê, na preparação de pães, nhoque, purê, entre outros. Mas afinal, quais as propriedades da mandioquinha?
 
Também conhecida como batata-salsa, cenoura amarela, batata-baroa etc., a mandioquinha costuma ser cultivada em regiões cuja temperatura é mais amena.
 
Dentre as propriedades presentes nesse alimento se destacam: vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3), vitaminas C, D e E, entre os minerais se destacam: ferro, manganês e fósforo. A mandioquinha é um importante carboidrato que naturalmente produz energia ao organismo para o seu perfeito funcionamento.
 
As vitaminas A, E e C juntas possuem ação antioxidante, atuam contra a formação dos radicais livres no organismo, previnem doenças e o envelhecimento da pele. Já o fósforo é importante para a saúde dos ossos, o manganês atua diretamente sobre o sistema nervoso, a baixa concentração desse mineral pode ocasionar dores e alterações de humor, mulheres na fase da TPM devem ingerir esse alimento na dieta.
 
As vitaminas do complexo B também agem sobre o sistema nervoso e produzem energia ao organismo, pessoas que praticam atividades físicas devem incluir esse alimento na dieta.
 
As vitaminas B3, PP e ácido nicotínico ajudam a proteger o sistema digestivo, por isso é um alimento tão recomendado para a fase em que alimentos sólidos são liberados na dieta dos bebês. 
 
Aquelas pessoas que passaram por um processo cirúrgico e que estão em fase de reabilitação encontram na mandioquinha um importante alimento para a recuperação das forças.
 
Sem contar que o alimento possui um sabor delicioso e pode ser explorado de diversas maneiras na dieta. É calórico, a quantidade deve sim ser moderada, em excesso em uma dieta desregrada pode gerar sobrepeso.
 
Agora que tal uma receita prática de purê de mandioquinha que pode acompanhar uma carne grelhada? Esse purê dispensa arroz porque já representa o carboidrato.

Purê de mandioquinha com tomilho
 
Ingredientes
 
2 mandioquinhas pequenas devidamente descascadas
1 ramo de tomilho
1 colher de sobremesa de margarina
¹/4 xícara de chá de leite
Sal a gosto
 
Modo de fazer
 
Depois de cozinhar a mandioquinha, com a ajuda de um garfo amasse bem e reserve. Em uma panela derreta a margarina, mas sem deixar ferver, abaixe o fogo, acrescente a mandioquinha amassada, mexa bem e logo em seguida, misture o leite, verifique se a consistência está macia e leve como deve ser o purê, pode ser que seja necessário mais um pouco de leite. Depois de pronto, acrescente as folhinhas de tomilho devidamente picadas. Bom apetite!