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A importância de consumir as cascas dos alimentos


23/04/2014 - 23:00:00 | 1439

Conheça as propriedades da casca de alguns alimentos em particular

Você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes sobre o poder que há nas cascas de alguns alimentos não é mesmo? E isso se deve ao fato de que a casca é parte do alimento, desta forma, se constitui em parte dos nutrientes que o constituem.
 
Há casos em que as cascas apresentam mais nutrientes do que a polpa do alimento, quer um exemplo? A batata, muitos sabem que possui vitamina C, mas poucos sabem que a casca da batata concentra mais vitamina C do que a própria laranja.
 
Além da riqueza em nutrientes, as cascas são ricas em fibras, que atuam sobre o intestino, regulando suas funções.
 
Podem ser aproveitadas no preparo de sucos ou até no preparo de algum prato.
 
Que tal conhecer um pouco mais sobre as propriedades das cascas de alguns alimentos?
A casca do abacaxi é rica em fibras, vitamina C e possui maior quantidade de bromelina, importante enzima, do que na polpa da fruta. Pode ser usada no preparo de chás e sucos, lembrando que o ideal é que o consumo seja logo após o preparo, para que as propriedades não se percam.
 
A casca da berinjela é rica em antioxidantes, em importantes minerais como potássio e magnésio e possui fibras, por isso é importante preparar o alimento sem desprezar sua casca rica em nutrientes.
 
A casca da batata inglesa é rica em fibra, vitamina C, zinco, fósforo, potássio, entre outros nutrientes.
 
A casca do kiwi desprezada até mesmo pela aparência aveludada não deve ser desprezada, é rica em antioxidantes, pode explorada em forma de suco..
 
O tomate é uma fruta rica em propriedades, possui a importante substância licopeno, antioxidante conhecido pela prevenção de doenças cancerígenas, essa substância também está presente na goiaba e melancia.
 
As frutas vermelhas devem ser exploradas com a casca, isso por que é na casca que se concentra grande quantidade de antocianinas, antioxidantes responsáveis pela pigmentação dessas frutas, a substância age na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e segundo comprovação científica, previnem até mesmo doenças como o câncer.
 
A casca do mamão é rica em betacaroteno e em uma enzima de ação digestiva e antiinflamatória conhecida como papaína. Pode se aproveitada em sucos.
 
A casca da abóbora é rica em fibras, antioxidantes, importantes minerais, vitaminas A e C, entre outros.
 
A preocupação de muitas pessoas em relação ao consumo das cascas é a presença de antioxidantes no cultivo da maioria dos alimentos, hoje existe um tipo de cloro específico para a higienização de saladas que pode ser usado na higienização das cascas dos alimentos. 
 
Para diminuir o impacto da presença de agrotóxicos é importante ingerir muitas fibras e beber bastante água entre as refeições. Vale lembrar que os agrotóxicos não costumam se concentrar apenas na casca, mas também penetram na polpa dos alimentos.
 
Não despreze as cascas em prol de uma alimentação mais saudável.