"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

A importância dos chás no processo de emagrecimento


26/03/2014 - 23:00:00 | 1654

Conheça os mais importantes e aprenda qual a maneira correta de preparar a infusão

 
Na luta pelo emagrecimento o que não falta são recursos, e um dos recursos mais utilizados no momento é a ingestão dos chás. Mas são eficientes mesmo?
 
Obviamente que qualquer tipo de ação em prol do emagrecimento deve estar aliada a uma vida saudável, alimentação saudável, prática de exercícios etc. Mas sim, de fato, os chás com a finalidade de emagrecer são bem-vindos. 
 
Conheça alguns dos mais famosos aliados do emagrecimento saudável:
 
Chá branco: esse chá auxilia no emagrecimento, pois atua sobre o metabolismo acelerando-o, auxilia na desintoxicação do organismo e possui efeito diurético. O chá branco é rico em minerais e possui vitaminas C, K, B1 e B2, além de atuar promovendo o emagrecimento, o chá branco age prevenindo doenças cardiovasculares; auxilia na redução dos níveis de LDL (mau colesterol) no sangue. 
 
Chá verde: o chá verde possui a mesma funcionalidade do chá branco como diurético, desintoxicante e termogênico. Porém os benefícios desse fitoterápico não se restringem apenas à conquista de um corpo magro. O chá verde atua sobre o sistema imunológico fortalecendo-o. Por ser rico em antioxidantes importantes como a catequina e flavonoides e pelo teor de cafeína presente em sua fórmula, o chá verde realiza funções específicas em prol da saúde. O flavonoide age sobre a saúde vascular, prevenindo o entupimento de artérias e veias, junto à catequina age prevenindo a formação dos radicais livres que destroem células, a cafeína atua sobre a parte cognitiva cerebral  e pelo seu baixo teor presente no chá verde, é indicada para prevenir problemas cardíacos.
 
Chá de gengibre com canela: este chá é famoso pela ação termogênica, atua diretamente sobre o processo metabólico favorecendo a queima de calorias em pouco tempo.
 
Chá vermelho: originário da planta Camellia sinensis, este chá também é rico em antioxidantes, previne a formação de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue e produz sensação de saciedade. É rico em vitamina C e sais minerais, o chá vermelho é indicado até mesmo para o bom funcionamento do fígado, o maior órgão interno do corpo humano responsável por metabolizar gorduras no organismo. Acredita-se que se a ingestão do chá estiver aliada a uma dieta equilibrada e saudável, o indivíduo com três xícaras de chá ao dia pode vir a emagrecer aproximadamente 2 quilos em uma semana.
 
Esses chás podem ser encontrados em forma de cápsulas, mas se a preferência for pelo preparo tradicional em forma de infusão, existem algumas dicas essenciais: utilize água filtrada e não deixe a água ferver para o preparo do chá, quando começar a entrar em ebulição desligue o fogo e acrescente a quantidade de erva desejada; as ervas devem ficar imersas por no mínimo cinco minutos para que os princípios ativos sejam liberados; é importante tomar o chá logo em seguida, isso porque o ar pode fazer com que parte das propriedades se perca.
 
Siga uma dieta balanceada, realize alguma atividade física e utilize algum dos inúmeros recursos naturais que existem à disposição.