"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

A luta constante contra o alto colesterol


27/08/2014 - 23:00:00 | 723

Quais alimentos devem ser mais consumidos e quais hábitos devem ser implantados?

Diante de um diagnóstico de colesterol alto não há muito a se fazer, a não ser mudar maus hábitos. 
 
De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 40% da população brasileira está com as taxas de colesterol elevadas, dentre esse número, o público feminino é o mais propenso a risco. 
 
O grande problema daqueles que têm colesterol alto é que se trata de um mal “silencioso”, não há sintomas, as pessoas costumam obter conhecimento do alto colesterol quando se deparam com algum outro problema de saúde como doenças cardiovasculares, pressão alta, obesidade, entre outros.
 
Não há outra maneira de vencer esse mal senão com a mudança de estilo de vida. A prática de atividades físicas é fundamental, despender 30 minutos de exercícios ao dia é o suficiente para deixar de ter uma vida sedentária e ganhar em qualidade de vida. Os exercícios aeróbicos praticados de forma moderada são os mais indicados (corrida, caminhada, dança, natação, entre outros).
 
A alimentação é um fator de extrema importância, abandonar o consumo de alimentos nocivos é fundamental, frutas, verduras e legumes devem ser consumidos frequentemente. Muito cuidado na administração do sal e açúcar.
 
Dentre os alimentos que devem ser evitados está a carne vermelha, o leite integral, os queijos amarelos, os derivados do porco, a manteiga, entre outros. Prefira o leite desnatado, os queijos como ricota e cottage, e quanto à carne vermelha, consuma sem gorduras, grelhada, cozida ou assada.
 
O álcool deve ser consumido com cautela, assim como os carboidratos.
 
A maneira de preparar os alimentos também é essencial, evite ao máximo as frituras, utilize a grelha, asse, cozinhe os alimentos ou até mesmo refogue. 
 
Alguns alimentos podem ser explorados para controle do colesterol como a banana, a acerola, o abacate, feijão branco, entre outros.
 
Aliás, em relação ao feijão branco, a substância que tem chamado a atenção da ciência é a faseolamina, uma substância que faz com que haja a inibição da absorção de boa parte dos carboidratos presentes na alimentação, o que consequentemente auxilia pessoas que têm diabetes e também que apresentam problemas de colesterol. O feijão branco também aumenta a sensação de saciedade e é rico em fibras, pode ser encontrado também em forma de suplemento.
 
Quanto ao consumo de massas que integram o grupo dos carboidratos, prefira as versões integrais conhecidas como carboidratos complexos, isso porque possuem fibras e ajudam a produzir sensação de saciedade. Por isso, invista nos pães integrais, nas massas de macarrão integral, no arroz integral, entre outros.
 
A consulta nutricional também é importante, pois as necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa. Não espere por algum sintoma, realize exames médicos rotineiros e cuide da saúde. O colesterol alto é um dos maiores inimigos da saúde do coração. Cuide-se!