Seja bem vindo a Online Farma!

      A menopausa é marcada pelo fim da menstruação e a mudança hormonal no corpo da mulher. No entanto, algumas mulheres que procuram orientação médica não precisam de tratamento para a menopausa. Se os sintomas forem leves, é possível controlá-los sem o uso de medicamentos, porém se os sintomas começarem a interferir em seu cotidiano o tratamento medicamentoso pode ser indicado. 
 
     As opções de tratamento incluem: 
  • Terapia de reposição hormonal: funciona substituindo o hormônio sexual feminino, o estrogênio, que diminui antes da menopausa. Os tipos mais comuns de reposição hormonal são o estrogênio, recomendada para mulheres que retiraram o útero e ovários; terapia de reposição hormonal combinada, para as mulheres que já sentem os sintomas da menopausa, mesmo sem estar no período e terapia contínua, para mulheres pós-menopausa. 
  • Lubrificantes vaginais: recomendados em casos de ressecamento vaginal, pode ser usado durante o tempo que quiser. 
  • Antidepressivos: Embora o tratamento não seja muito recomendado, alguns médicos podem prescrever antidepressivos para as mulheres que sofrem com problemas de ansiedade, irritabilidade e depressão. 
     Se você faz uso de terapia hormonal, é importante retornar ao médico três meses após iniciar o tratamento para acompanhamento. O médico precisa se certificar de que os sintomas estão sob controle, verificar o peso e a pressão arterial e a presença de efeitos secundários ou sangramentos. 
 
     Algumas mulheres sofrem com a chamada menopausa precoce, quando a mulher tem menos de 45 anos, mas já sente os sintomas da menopausa. Essas mulheres precisam de tratamento para aliviar os sintomas e prevenir a osteoporose, mais comum com a diminuição do estrogênio no corpo. 
 
     Medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris, ajudam a amenizar os sintomas da menopausa além de contribuir para a melhora da densidade mineral óssea, evitando assim problemas como a osteoporose. Por ser um medicamento natural, pode ser utilizado por mulheres que precisam de tratamento ou não. 
 
     Mesmo se o seu caso não precisar de tratamento, é de extrema importância aos primeiros sintomas procurar um especialista.