Seja bem vindo a Online Farma!

Você já ouviu falar na pectina? Essa substância é conhecida como um tipo de polissacarídeo presente na parede celular das plantas. Um tipo de fibra presente em alguns tipos de frutas cítricas, mais comumente encontrada em maçãs, laranjas e ameixas. 
 
A pectina quando em contato com o meio ácido, forma um tipo de gel que controla a quantidade de gorduras absorvida, desta forma, se aliada a uma dieta saudável atua em prol do emagrecimento.
 
A inibição de gorduras realizada pela pectina consequentemente previne doenças como: colesterol alto, diabetes, doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea etc.
 
As fibras são essenciais para um intestino funcionar equilibradamente, desta forma, a pectina representa um auxiliar para o bom funcionamento da flora intestinal.
 
A acidez presente em algumas frutas é o que dá à pectina a consistência gelatinosa, quando essa substância se encontra com o ambiente ácido no estômago graças ao ácido clorídrico, se transforma em gel e inibe a absorção de gorduras no organismo, que são eliminadas pelo intestino grosso.
 
Depois que inúmeros estudos comprovaram o poder dessa substância, descobriram que a pectina poderia ser extraída das frutas e transformada em suplemento, facilitando a ingestão diária. 
 
Essa fibra é comumente usada no preparo de geleias e compotas, é o que confere a consistência gelatinosa a esses alimentos.
 
A pectina pode ser extraída de maneira caseira para o preparo de compotas e geleias.
 
Para extrai-la das laranjas, pode ser seguido o seguinte método:
As laranjas devem ser descascadas de maneira que a pele branca entre a casca grossa e os gomos da laranja seja retirada, é nessa região da laranja que se encontra a pectina. A pele branca deve ser moída no liquidificador e para cada copo de pectina extraída, devem ser acrescentados três copos de água. 
Depois de acrescentados os copos de água, a mistura deve ser fervida por aproximadamente 20 minutos. Depois de fervido, coe o líquido, a mistura que restar de consistência espessa é a pectina. Pode ser aproveitada no preparo de geleias e compotas.
 
A maneira de obter os benefícios da pectina com maior comodidade é por meio de suplementos. Aproveite o poder da pectina.