Seja bem vindo a Online Farma!

 
Embora seja comum associar a Osteoporose à velhice, já que a doença é caracterizada pela perda de massa óssea e mais comum em pessoas acima dos cinqüenta anos, a doença pode afetar também os mais jovens. A prevenção da Osteoporose deve começar o mais cedo possível, mesmo para aqueles que não sofrem com a doença. A melhor época para começar a prevenção é na adolescência, pois é quando os ossos estão se fortalecendo e ganhando massa óssea. 
 
Para prevenir a Osteoporose basta consumir alimentos ricos em cálcio e vitamina D. A vitamina ajuda na absorção do cálcio, que age fortalecendo os ossos. Apesar de parecer simples, a maioria das mulheres acreditam que consumindo um copo de leite por dia já estão prevenindo a Osteoporose, porém segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é consumir entre 800 e 1200 mg de cálcio por dia. 
 
Os alimentos também são ótimos aliados no tratamento e prevenção da Osteoporose. O leite é o alimento que mais contém cálcio, pois contém porções das substâncias que estavam contidas nos animais. Para aqueles que não tomam leite de origem animal, uma boa dica é que já existem no mercado leites de soja e iogurtes enriquecidos com cálcio que auxiliam tanto quanto o leite de vaca no combate à Osteoporose. 
 
Além disso, alguns alimentos como brócolis, espinafre, couve-manteiga, feijão branco, queijo e castanha do Pará são ricos em cálcio e ajudam a prevenir a Osteoporose ou amenizar os sintomas em quem já tem a doença. Em algumas mulheres a suplementação de cálcio pode ser necessária, mas esse tratamento só é possível em mulheres já diagnosticadas com o problema. A suplementação não é indicada para mulheres com histórico de doenças cardiovasculares ou problemas renais.
 
Os produtos naturais também são utilizados no tratamento da Osteoporose e em mulheres mais jovens pode auxiliar na prevenção. Medicamentos como o Tribulus Terrestris auxiliam na melhora da densidade óssea. Como a Osteoporose é uma doença silenciosa, a prevenção nos jovens é a melhor maneira de evitar problemas em uma idade avançada.