"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

A vitamina D e a saúde


30/09/2014 - 23:00:00 | 1029

Alimentação e banhos de sol são essenciais

Se você tem a pele branquinha e é daquelas pessoas que não podem ficar muito tempo expostas no sol que já se queimam, preste atenção neste artigo. 
 
Um estudo realizado na Inglaterra revelou que pessoas de pele clara em sua maioria têm deficiência de vitamina D no organismo.
 
São pessoas que dificilmente recebem luz solar para que a vitamina D possa ser sintetizada, se tornando assim, mais sensíveis ao sol. 
 
Esse estudo foi realizado com 1.200 pessoas e dessas pessoas, 730 apresentavam baixas concentrações da vitamina. É necessário para um bom aporte de vitamina D no organismo, que o indivíduo se exponha seis horas por dia ao sol. Mas quem consegue se expor a essa quantidade de horas com tantos afazeres durante o dia? E em relação aos melhores horários para exposição solar em que a incidência de raios na faixa UV-A e UV-B  pode ser moderada?
 
Acredita-se que a deficiência desse nutriente no corpo ocasione doenças cardiovasculares e em mulheres, pode vir a desencadear câncer de mama.
 
Alguns alimentos são importantes para garantir a vitamina D ao organismo como ovos, leite e derivados, salmão, sardinha, óleo de peixe, carne bovina, abacate, entre outros. Mas é a exposição solar a responsável por “validar” a vitamina no corpo. É importante ao menos nos finais de semana, reservar um tempo nos horários menos nocivos, como antes das 10h e após as 16h e tomar um bom banho de sol, sem esquecer claro do protetor solar indicado para a sua pele.  Algo que muitas pessoas não consideram é que algumas áreas do corpo não podem deixar de ser protegidas com filtro solar como orelha, pés e mãos.  Se estiver na piscina ou praia, não esqueça de repassar o filtro solar a cada mergulho na água, o suor também neutraliza o efeito do protetor.
 
Os  bebês a partir do primeiro mês de vida devem ser levados nos horários indicados para o banho de sol, com roupas leves, proteção solar para a pele sensível e chapéu. Por meio da amamentação, a criança já recebe a vitamina D, mas precisa dos raios solares para que a vitamina seja sintetizada. 
 
Acredita-se que a vitamina D seja importante para equilibrar o funcionamento de aproximadamente 230 funções do organismo. Em países europeus em que os períodos de sol são mais curtos, os problemas da deficiência de vitamina D são maiores, mas no caso do Brasil, ainda mais em algumas regiões em que se encontra sol o ano todo é mais fácil reparar as quantidades necessárias dessa vitamina. 
 
Agora que você sabe mais sobre a vitamina D e sabe que os banhos de sol são importantes comece a pensar na programação de verão. Se renda ao sol, se alimente de maneira saudável e abuse do protetor solar.