Seja bem vindo a Online Farma!

 

Quem trabalha muito com a voz como atores, repórteres,  atendentes, cantores , telefonistas, recepcionistas e etc, usam muito a voz. Muitas vezes fica um pouco difícil não ficar um pouco rouco ou a voz falhar quando mais precisamos dela.  

A fala é muito importante pois é um canal que demonstra nossas emoções. Se ela é baixa ou trêmula demais pode-se perceber que  a pessoa tem algum tipo de insegurança. Existem jeitos de evitar que isso aconteça.

Antes de tudo aqueça sua voz. Um dos vários exercícios vocálicos é soltar a língua e assoprar o ar fazendo a pronúncia da letra R. Pode também soltar o ar com os lábios levemente fechados pronunciado a sílaba “bru”. Sabe quando fazemos um gargarejo com água? Então, você fazer o gargarejo sem água e sem muita intensidade para não agredir a garganta. Se preferir faça com água morna todos os dias de manhã entre 5 e 8 repetições.

Outra dica é não comer doces antes de fazer uma palestra ou qualquer coisa que vá exigir a sua voz.  Alguns alimentos ajudam e outros prejudicam a voz. Acrescente na lista os benéficos água, suco de frutas cítricas, maça, sopas e chás quentes, mel com limão, soro fisiológico pingado no nariz, gargarejo com água e sal. Risque da lista os maléficos cigarro, falar alto, bebida alcóolica, leites e derivados e comidas gordurosas. Não aqueça a voz antes de tê-la usado por um período.

Se você estiver sofrendo de rouquidão por um período maior do que o de 15 dias procure um médico. Nem sempre os exercícios vocais generalizados podem ser a melhor indicação, um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista poderá indicar os melhores exercícios para seu tipo de laringe.