"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Acne na idade adulta é principal reclamação nos consultórios dermatológicos


04/11/2012 - 23:00:00 | 1122

O aparecimento de espinhas é a principal reclamação dos adolescentes, elas comprometem a aparência e podem deixar marcas permanentes no rosto se não tratadas direito. Na adolescência é mais do que comum aparecer espinhas e isso se deve a explosão hormonal que acontece no nosso corpo. Mas e quando mesmo anos depois dessa fase ter passado as espinhas continuam aparecendo? Sim, pode acontecer e existem motivos para isso.

A má alimentação é o principal fator para a maioria das doenças, e não poderia ser diferente com as espinhas. Um estudo feito na Austrália separou dois grupos distintos de estudantes, um grupo iria continuar com sua dieta de sempre que constituía em muito açúcar e outro grupo iria fazer uma dieta balanceada e mais saudável. O resultado foi que o grupo que teve uma alimentação mais saudável teve 51% a menos de espinhas em comparação ao outro grupo. Isso aconteceu porque os alimentos gordurosos com açúcar aumentam a testosterona , hormônio responsável pelas espinhas.

Nos dias atuais um outro fator também não poderia ficar de fora, o stress. Por mais que tentemos não dá para fugir dele por muito tempo. Seja no trabalho, em casa, no trânsito ou até nos momentos que deveríamos estar descansando acabamos nos estressando com alguma coisa. Um outro estudo, dessa vez feito na Universidade de Stanford, escolheu 22 alunos que tinham acne. Foi constatado que esses alunos tiveram um aumento de espinhas em períodos antes das provas. Isso acontece porque quando estamos estressados as glândulas adrenais expelem mais hormônios masculinos provocando mais oleosidade e causando assim as espinhas. Lembrando que o stress constante pode ser muito prejudicial a saúde pois não provoca apenas espinhas.

Você provavelmente irá estranhar essa causa, mas o suor é também um dos fatores desencadeantes da acne em adultos. Se você costuma fazer muitos exercícios físicos é bom ficar atento. Uma informação da revista Women’s Running diz que o germe Pityrosporum Acnes reage com o suor e causa a espinha. Outra coisa é que o suor cria um ambiente perfeito para o aparecimento da acne por ser úmido.

As mulheres são as que mais sofrem pelo aparecimento da acne devido a fatores hormonais, fases como a TPM são propícias para o aparecimento dessas marquinhas incômodas.

Não existe uma prevenção da acne já em adultos, mas sim um tratamento direcionado. Entre as soluções estão a prescrição de cremes e pomadas, antibióticos e uma higienização após a atividade física.  Porém antes de começar qualquer tratamento sozinho é importante que consulte um dermatologista.