Seja bem vindo a Online Farma!

Quem faz dietas quase sempre sofre para reduzir o açúcar do cardápio que, aliás, é um dos maiores sabotadores da perda de peso. Uma alternativa saudável para quem adora doces e não gosta do sabor dos adoçantes convencionais é o adoçante natural à base de agave.

O agave é uma planta de origem mexicana, capaz de adoçar receitas de forma natural e saudável. Transformado em xarope, ele pode substituir o açúcar e os adoçantes convencionais. O agave contém menos calorias que o açúcar (o que ajuda no emagrecimento) e é uma rica fonte de ferro, cálcio, potássio e magnésio. Por ser bem doce, tem alto poder adoçante e pode ser usado em pequenas quantidades.

E como um alimento doce pode ajudar a perder peso? A explicação é bem simples. Como ele possui baixo índice glicêmico, ou seja, sua transformação em glicose é mais lenta, não demanda a produção de grandes quantidades de insulina -  o hormônio responsável pelo acúmulo de gordura corporal. A priorização de alimentos com baixo índice glicêmico no cardápio ajuda na prevenção à diabetes.

O agave é comercializado em forma de extrato, tem uma coloração amarelada, odor agradável e sua textura é mais suave que a do mel.

Os nutrientes presentes no extrato são de suma importância para o bom funcionamento do organismo. O ferro desempenha função antioxidante, pois participa da formação da hemoglobina (as células vermelhas do sangue); o cálcio ajuda na contração muscular, na atividade da elastina e na redução da acidez no sangue; o potássio, ajuda na circulação e no controle da pressão arterial; e o magnésio ajuda a relaxar a musculatura, atuando na formação de neurotransmissores.

Como e onde usar?

-  Nos sucos de frutas, substitua 1 colher (sopa) de açúcar por 1 colher (sobremesa) do extrato / xarope de agave;
-  Use no preparo de sobremesas, bolos, pães e panquecas doces;
-  Use em cafés, chás e em outras receitas do seu gosto.

Por: AgComunicado