Seja bem vindo a Online Farma!

 

 Consuma sem medo a água com gás e conheça os seus compostos

 

Ao ir almoçar fora e evitar sucos e refrigerantes muitos de nós optamos pela água com gás, gelo e limão. A água com gás ela tem aquele “que” especial que a água pura não tem, além de ajudar a aguçar o paladar. Existem muitos mitos em torno da água com gás, comparando-a com o refrigerante e também a sua relação com o aumento de peso.

Confira quais as reais propriedades da água com gás e saiba se está liberada para o seu consumo sem prejudicar a saúde. Veja:

MITO: a água com gás é artificial e prejudicial à saúde

De acordo com nutricionistas a água com gás é tão saudável quanto a água natural. O importante é optar pela versão mineral, seja ela com gás ou sem. A água mineral com gás é rica cálcio, magnésio e potássio.

VERDADE: pessoas com implicações gastrointestinais devem consumir com moderação

A água com gás pode irritar a mucosa gástrica, principalmente entre as pessoas que sofrem de gastrite crônica, o ideal é não abusar, alerta os nutricionistas. Algumas pessoas consomem normalmente a água com gás sem afetar a gastrite, isso irá variar entre cada indivíduo.

MITO: a água com gás provoca inchaço e engorda

Com ou sem gás a água não possui calorias e desse modo não provoca o aumento de peso. Quando consumida excessivamente e provocar desconforto é comum, porém esses sintomas são passageiros.

MITO: contribui para formação da celulite

A água com gás, assim como a água sem o recurso gaseificado não é responsável pela celulite. O que pode contribuir para o aspecto não é o gás e sim a alta quantidade de açúcar e sódio que prejudica a circulação sanguínea no tecido. Portanto, água com gás está longe de ser como os refrigerantes.

VERDADE: a água com gás hidrata como a água natural

O gás presente na água não dificulta a absorção pelo organismo, todavia não afeta a capacidade de hidratação.

MITO: a água com gás possui menos nutrientes do que a água comum

De acordo com nutrólogos a composição da água com gás é a mesma da água natural. Contudo, há diferenças entre a água mineral e a água filtrada, visto que a água filtrada ainda libera alguns compostos como flúor, cloro e aditivos necessários ao tratamento. A água mineral (engarrafada) é rica em cálcio, magnésio e potássio, nutrientes que podem ser adicionados através da alimentação.