Seja bem vindo a Online Farma!

O Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) é uma planta medicinal pertencente à família botânica Leguminosae. É uma planta muito utilizada para tratar diversas doenças, devido suas inúmeras propriedades e benefícios.  O Alcaçuz pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. 

Alcaçuz benefícios:

A parte mais utilizada da planta é a raiz, onde possui diversas atividades terapêuticas, atuando contra a tosse seca, gastrite, úlcera gástrica, bronquite, dermatite, gripe, problemas de pele, viroses, mau hálito, asma, alergia, bronquite, diabete, hepatite, difteria, tétano e desequilíbrios hormonais. 

A raiz de alcaçuz possui substâncias como saponósitos triterpenóides (glicirrizina), que atua no sistema respiratório diminuindo o efeito da tosse. Além disso, os saponósitos possui ação anti-inflamatória e ajudam na formação de complexos insolúveis entre saponina e colesterol, auxiliando na redução do colesterol no sangue. Ainda, rico em flavonoides, possui forte atividade antioxidante e anti-inflamatória, prevenindo  até o câncer. 

Além disso, o Alcaçuz atua melhorando o funcionamento das glândulas suprarrenais, baço, fígado, rins, elimina as toxinas do organismo e aumenta a fertilidade. O Alcaçuz possui propriedades terapêuticas como: ação anti-inflamatória, anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, antitússico, antimicrobiana, antioxidante, anti-séptica, diurética, emoliente, laxante e tônica.

Alcaçuz como consumir?

A melhor forma de consumir o alcaçuz é na sua forma natural, através de chá. Além disso, pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em pó. Os suplementos de alcaçuz possuem os mesmo benefícios da planta, porém, só podem ser consumidos sob orientação médica.

Chá de Alcaçuz:

Para preparar o chá de Alcaçuz, basta ferver um litro de água com 30 gramas de alcaçuz adicionados. Deixe no fogo por dez minutos. Em seguida, desligue e abafe a mistura por mais dez minutos. Coe e o chá está pronto. É recomendado consumir o chá três vezes ao dia, uma em jejum e as outras duas após as principais refeições.