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Ministério da Saúde faz alerta sobre cuidados com o coração no Carnaval


04/11/2012 - 23:00:00 | 642

De acordo com informações do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), há um crescimento no número de ataques cardíacos e de derrames no período do Carnaval. Por conta disso, o Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre os riscos ao coração causados pelo excesso de bebidas alcoólicas e alimentação rica em gorduras associados a dias de muita folia e pouco descanso. Tais comportamento trazem sérios riscos à saúde, não apenas para pessoas com problemas cardíacos mas também para pessoas saudáveis.

Nesta época, os foliões precisam seguir uma dieta natural e ficar atentos a sintomas como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tonturas e palpitações.

Sete pecados para o coração, segundo o Ministério da Saúde:

Não se prevenir – Foliões cardíacos, hipertensos ou diabéticos devem consultar um cardiologista e  realizar exames clínicos, eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue.

Não fazer exercícios físicos – Quem irá desfilar em escola de samba ou sair atrás de blocos devem verificar o preparo físico. São recomendados exercícios que melhoram o condicionamento físico de 15 a 20 dias antes do Carnaval.

Não se hidratar – O folião sua bastante e muitos ingerem bebidas alcoólicas. É necessária a reposição adequada de líquidos como água ou água de coco, para enfrentar o desgaste. 

Alimentar-se mal – Muitos foliões de esquecem de comer alimentos saudáveis, como saladas e pratos leves, para combinar com as altas temperaturas do verão. Consumir muita gordura é um dos fatores de risco para o infarto. 

Dietas milagrosas – Seguir dietas radicais é um erro pois o organismo fica fraco e predisposto à hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), podendo causar mal estar e até desmaios, sobretudo quando há esforço físico. O indicado é emagrecer com saúde e de forma gradual, e não querer emagrecer rapidamente para o carnaval.

Consumir excessivo de sal – Hipertensos devem reduzir a quantidade de sal na alimentação, controlar a pressão e consumir frutas ricas em potássio como banana, laranja, melão, caju e frutas secas.

Não relaxar – É necessário evitar o estresse antes, durante e depois do Carnaval. Caminhadas diárias ajudam no condicionamento físico e aliviam a tensão.