Seja bem vindo a Online Farma!

O cogumelo foi adotado pelos brasileiros apenas na década de 1950, porém já era cultivado há centenas de anos por diversas civilizações ao redor do mundo. Os povos egípcios acreditavam que o alimento era um presente divino oferecido aos faraós. Os romanos o consumiam antes das batalhas para obter mais força e coragem.“Cogumelo” é o nome dado às frutificações de certos fungos. Há cogumelos comestíveis e outros que são tóxicos, podendo até levar à morte. Há ainda cogumelos com propriedades alucinógenas.

Existem cerca de 4,5 mil espécies de cogumelos comestíveis em todo o mundo. No Brasil, os mais consumidos são o shimeji, o shitaki,o  champignon e o funghi. Eles não integram a família dos vegetais, legumes ou verduras. Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, há substâncias nos cogumelos comestíveis que podem prevenir doenças cardiovasculares, cânceres e infecções e também proporcionar o emagrecimento.

Eles são ricos em vitaminas do complexo B (fundamentais para saúde mental), proteínas (atuam na manutenção dos tecidos) e fósforo (essencial para a saúde óssea). Além de serem uma ótima fonte de fibras, que ajudam no funcionamento intestinal, regulam o colesterol, reduzem a absorção de gordura e promovem maior saciedade.

E como escolher em meio à tantas variedades? Pode-se optar pelo tipo que combina mais com seu paladar ou prato. Podemos encontrá-los congelados, secos, frescos ou em conserva. Para não errar na escolha, independente da forma,  certifique-se de que o cogumelo está firme e com boa coloração, sem manchas escuras em sua superfície.

Os cogumelos secos podem ser armazenados por até dois anos, desde que em um local fresco e livre de umidade. Os frescos (que também podem ser consumidos crus) possuem prazo de validade de até duas semanas. Na hora de lavar, esfregue-os suavemente com uma toalha de papel umedecida, enxague e evite deixar de molho para que não fiquem encharcados e percam o sabor.

Por: AgComunicado