Seja bem vindo a Online Farma!

 

 

O alho é utilizado na gastronomia há séculos, devido a seu sabor agradável, sendo uma excelente opção de tempero natural. Porém, ele também é considerado um superalimento, pois é rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos que são importantes para a manutenção da saúde, além de apresentar propriedades terapêuticas.

Pesquisas mostram que a substância germânio, presente no alho, possui propriedades anticancerígenas. Além disso, o alimento também possui ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ele também tem substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante, sendo um aliado da saúde em geral.

A alicina, substância que está presente em grandes quantidades no alho, é responsável por boa parte dos seus benefícios. A substância reduz o risco de infecções bacterianas comuns, incluindo Salmonella, Streptococcus, a bactéria H pylori entre outras.

O consumo do alho, principalmente cru, também está relacionado ao controle do colesterol, redução da pressão arterial, redução da inflamação, fortalecimento do sistema imune e prevenção de gripes e resfriados.

Como consumir o alho?

Para obter todos os benefícios terapêuticos do alho, a melhor forma é consumi-lo cru, pois ao ser submetido a altas ou baixas temperaturas ocorre a redução da alicina. Também é possível alcançar os benefícios por meio das cápsulas de alho, que garantem a preservação de seus nutrientes e propriedades.