Seja bem vindo a Online Farma!

Investir em bons cosméticos ou tratamentos estéticos de última geração pode ajudar a restaurar a maciez, firmeza e a luminosidade da pele. Sem uma alimentação saudável, todas essas estratégias correm o risco de fazer pouca diferença para a saúde da pele. A dieta balanceada deve fornecer os nutrientes essenciais responsáveis pelo viço da derme.

A pele é considerada o maior órgão do corpo e representa, aproximadamente, 9% de seu peso. Quando não está devidamente hidratada, reduz a barreira responsável por bloquear as bactérias e substâncias químicas nocivas, torna-a suscetível à infecções e ao envelhecimento precoce.

Para ajudar a evitar e tratar os problemas mais comuns, é fundamental ingerir as quantidades ideais de vitaminas e minerais de que o organismo necessita. As vitaminas A,C,D e E, por exemplo, atuam como antioxidantes e têm ação antiinflamatória, combatem os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento. Outros nutrientes de alta relevância são os minerais cobre e manganês - ambos envolvidos na síntese de colágeno – e o zinco -  que atua na cicatrização e prevenção de rugas. Por fim, surge o silício, que garante maior elasticidade.

Para manter a hidratação da pele, devemos ingerir bastante água e alimentos que a contém em abundância, em especial nos dias mais quentes, quando a perda de água pelo organismo através do suor ocorre de forma mais acelerada. Se o líquido perdido não for reposto a tempo, a pele tende a perder sua elasticidade, brilho e maciez. Prefira frutas como a melancia, o melão e o abacaxi, em sua forma natural ou suco.

Já para prevenir inflamações – e consequentemente a acne – aposte em alimentos ricos em vitamina C, pois têm ação antioxidante e antiinflamatória. A acne é o resultado de alterações hormonais que influem na produção do sebo, uma substância que em quantidades moderadas, protege a pele de impurezas e da desidratação. O problema acontece quando as glândulas sebáceas começam  produzir sebo em excesso, ocasionando maior oleosidade e entupimento dos poros. Aposte em alimentos como as sementes de abóbora ou girassol, frutos do mar e frutas cítricas.

Por: AgComunicado