Seja bem vindo a Online Farma!

 

Já foi comprovado cientificamente que a alimentação é uma das maiores aliadas da boa saúde. As propriedades nutritivas de determinados alimentos podem agir em prol da saúde e reduzir a predisposição a doenças como o câncer, por exemplo. Então, que tal conferir e incluir no cardápio alguns destes alimentos?
 
• Azeite de oliva: ao contrário de grande parte dos óleos, que são extraídos de sementes, o azeite de oliva é produzido a partir da azeitona, que fornece a mais saudável das gorduras - contém 77% de gordura monossaturada. Os antioxidantes presentes no azeite podem reduzir os radicais livres do organismo e inibir o risco de uma célula normal tornar-se cancerígena. 
 
• Brócolis: vegetais crucíferos, como o repolho e couve-flor, são ricos em propriedades anticancerígenas. Porém, o brócolis é o único que possui uma quantidade significativa de sulforafano, um composto que estimula as enzimas protetoras do corpo e tem como alvo as células-tronco que influenciam no crescimento do tumor.
 
• Tomate: é rico em licopeno - substância responsável pela coloração vermelha do alimento - que pode brecar o crescimento das células cancerígenas. Os benefícios são mais aproveitados se os tomates estiverem cozidos, uma vez que o processo de aquecimento aumenta a quantidade de licopeno que o organismo é capaz de absorver.
 
• Nozes: são compostas por fitoesterois, substâncias que bloqueiam e desaceleram os receptores de estrógeno em células cancerígenas. A quantidade recomendada é 28 gramas diárias. 
 
• Alho: contém fitoquímicos que podem combater a formação de nitrosaminas, substâncias cancerígenas que provém de conservantes como o nitrato e se formam no estômago ou no intestino. 
Um estudo recente realizado nos Estados Unidos revelou que mulheres que consomem uma quantidade maior de alho, apresentam um risco 50% inferior de desenvolver câncer. 
 
• Linhaça: é um dos mais conhecidos alimentos funcionais e também um dos mais ricos em ômega 3 e ômega 6, dois ácidos graxos essenciais. A presença de antioxidantes e compostos anticancerígenos ajuda na renovação celular, importante para a prevenção do câncer e uma série de doenças.
 
Por: AgComunicado