"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentação na gravidez: O que você precisa saber?


19/07/2015 - 23:00:00 | 647

Saiba quais alimentos e hábitos devem fazer parte do dia a dia

Com certeza você já ouviu alguém dizer ou até mesmo já disse que grávida tem que comer por dois. Mas muitos estudos científicos realizados comprovaram que não, como um realizado pela Associação Americana de Diabetes que constatou que a obesidade é sim um problema que passa de mãe para filho e que mulheres acima do peso podem gerar crianças que futuramente poderão desenvolver a obesidade.
 
A gestação requer obviamente uma alimentação mais saudável, requer riqueza em nutrientes, mas não deve ser pensada como uma fase em que se possa exagerar. Aquele desejo que por tantos anos já se ouviu falar que se não fosse realizado poderia resultar em consequência para o bebê, nada mais é do que a necessidade do organismo por alimentação que aumenta. E com fome, quem não imagina coisas? (risos)
 
Atividades físicas moderadas podem sim ser realizadas, e mesmo se a mulher não tinha o hábito de se exercitar antes, pode sim na gravidez dar o pontapé inicial para mudar de vez os hábitos. A prática de exercícios durante a gravidez ajudará a mulher a recuperar a forma mais rapidamente após o nascimento da criança.
 
Uma simples caminhada ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a aliviar aquela sensação de peso que a maioria das mulheres sentem, principalmente nas pernas.
 
Beber muita água ao longo do dia entre as refeições é essencial, evitar o excesso de sódio também, na gravidez a retenção de líquido é a maior reclamação das mulheres, por isso, para evitar o desagradável inchaço, prefira utilizar mais ervas naturais para conferir sabor à alimentação como: salsinha, coentro, manjericão, tomilho, entre outros, e evite ao máximo a utilização do sal.
 
Verduras, legumes e frutas devem compor a dieta. O preparo das refeições também deve ser revisto, nada de excesso de gorduras, frituras devem ser evitadas. Alimentos naturais devem ser explorados no dia a dia e condimentos e conservantes devem ser evitados ao máximo. Verduras de folhas verde-escuras são ricas em cálcio e em ferro e devem compor a dieta, invista no consumo da couve, brócolis, agrião, almeirão, entre outros.
 
O ganho de peso durante a gestação deve ser controlado por um médico e é importante que mesmo se a mulher tem exagerado e engordado mais do que deveria, reveja esses hábitos, nunca é tarde para uma reeducação alimentar.
 
Boas noites de sono são essenciais e devem fazer parte da rotina da gestante. 
 
Na gravidez é sim possível ter qualidade de vida, continuar com as atividades habituais, e claro, é possível manter o foco na saúde.