"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentação que ajuda a tratar a garganta


31/08/2015 - 23:00:00 | 1214

 Conheça alguns recursos naturais que ajudam na recuperação da garganta inflamada ou infeccionada

 
Quando menos se espera, aquela dor chata surge e a sensação de garganta que “arranha”, de dor ao engolir, ninguém merece, não é mesmo? 
 
E quando se está assim, além de seguir um tratamento adequado prescrito por um médico é fundamental seguir uma dieta específica que pode ajudar a curar a garganta.
 
Quais alimentos devem ser consumidos quando a garganta não está bem?
 
Banana: É fundamental consumir vitamina C, mas a maioria dos alimentos ricos nesse nutriente possui sabor ácido, o que incomoda quem sofre com dores na garganta. Mas a banana é um alimento rico nesse nutriente e que não causa desconforto no momento de engolir. Por isso vale consumir para tratar a garganta.
 
Limão com mel: Essa combinação é muito bem-vinda para tratar a infecção de garganta. Duas colheres de sopa de limão e uma de mel, essa mistura também pode ser consumida diluída em uma xícara de chá de água morna.
 
Chá de gengibre e mel: O gengibre possui ação bactericida e anti-inflamatória e o mel também... Por isso juntos são uma excelente combinação.  Vale tomar esse chá sempre que sentir muito desconforto ao engolir. 
 
Mamão: Essa fruta possui ação anti-inflamatória e bactericida. É um alimento importante no tratamento da garganta. Vale lembrar que os caroços do mamão também possuem ação bactericida e ajudam a desintoxicar o organismo, mas como é amargo, mastigá-los é quase impossível, mas a dica é engolir ao menos uma colher de sopa rasa das sementes no momento de comer o mamão.
 
Canja de galinha: Essa é aquela receita clássica quando se está debilitado. O frango é uma carne com poder anti-inflamatório e que possui ação cicatrizante. Combinar alimentos como cenoura, cebola, alho, batata, ervas finas, entre outros, no preparo dessa receita só aumenta seu poder nutricional, que reflete sobre a recuperação da garganta.
 
Muita água: Pelo menos 8 copos de água devem ser tomados ao longo do dia. Mesmo se a garganta estiver muito irritada, é importante fazer um esforço e beber água. Esse alimento essencial ajuda a limpar o organismo, ajuda a hidratar as mucosas e também ajuda a aliviar a irritação, que muitas vezes é decorrente de ressecamento na garganta.
 
Sálvia: Essa planta possui poder medicinal e ajuda na recuperação da garganta. É rica em antioxidantes e possui ação anti-inflamatória. Pode ser aproveitada no preparo de chás e até mesmo como tempero na sopa.
 
Por isso, além do tratamento convencional prescrito pelo médico, repense a dieta e ganhe em saúde.