Seja bem vindo a Online Farma!

Auxilia no processo digestivo do organismo, previne doenças e confere mais saúde

Talvez em algum momento você tenha ouvido falar sobre alimentação viva, mas saiba finalmente do que se trata. Trata-se do consumo de alimentos crus, isso por que estudos comprovaram que os alimentos em sua forma natural mantêm e concentram muito mais nutrientes. Vitaminas são sensíveis à luz e à temperatura, por isso, no processo de cozimento, muitos nutrientes se perdem, colocando em risco o aproveitamento desses alimentos no organismo.
 
As vitaminas mais sensíveis são a vitamina A e a vitamina C. Os alimentos crus são itens raros na alimentação da maioria dos brasileiros, apenas frutas e algumas verduras são consumidas em sua forma natural. 
 
Muitas pessoas não têm o hábito de consumir alguns alimentos in natura por não gostarem do sabor e por isso esses alimentos são submetidos ao cozimento, mas essa opção de cozinhar alguns alimentos que poderiam ser consumidos crus é mais uma falta de costume do que um hábito propriamente dito.
 
O que muitas pessoas desconhecem é que o processo digestório dos alimentos necessita de enzimas e a produção de enzimas realizadas pelo organismo varia de pessoa para pessoa, há indivíduos que podem não produzir determinado tipo de enzima, essa é a explicação para pessoas que sofrem de intolerância à lactose, por exemplo, pois isso se deve à ausência da enzima lactase no organismo, responsável pela digestão da lactose.
 
Os alimentos em sua forma natural possuem enzimas e desta forma, poupam o trabalho do organismo, a longo prazo a produção de enzimas diminui e a dificuldade na digestão de alguns alimentos se torna mais acentuada, por isso é tão importante consumir alimentos em sua forma natural.
 
Outro importante fator é que a maioria dos alimentos consumidos in natura mantém maior concentração de nutrientes, consumi-los crus auxilia na prevenção da retenção de líquidos e fortalece o sistema imunológico contra agentes invasores causadores de doenças. 
 
Há o problema da utilização de agrotóxicos no cultivo da maioria dos alimentos, hoje existem soluções específicas para a higienização de frutas, verduras e legumes, vale verificar a época dos alimentos e evitar a compra fora do tempo de cultivo. 
 
Frutas, verduras e legumes possuem antioxidantes, substâncias primordiais que previnem a formação dos radicais livres, previnem doenças como o câncer e até mesmo o envelhecimento da pele.
 
Observe sua dieta, se o consumo de cozidos e refogados for grande, comece a realizar substituições, alguns alimentos ralados facilitam a mastigação como é o caso da cenoura e beterraba, por exemplo. Algumas verduras utilizadas principalmente cozidas também podem ser aproveitadas em saladas, como é o caso da couve, além de ficar deliciosa. Evite a utilização do sal em excesso e abuse do azeite extravirgem ao consumir as verduras e legumes, você sentirá a diferença na saúde.  Cultive o hábito de consumir alimentos crus.