"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos que não podem faltar aos atletas


12/07/2015 - 23:00:00 | 605

Não é só batata doce, frango e ovos... Há muitos alimentos para explorar

 

Praticar atividades físicas é essencial para a saúde e obviamente que as pessoas estão cientes disso. Mas, é fundamental se alimentar adequadamente, consumir alimentos ricos em nutrientes que refletirão sobre a saúde dos músculos e ajudarão na manutenção da performance durante os treinos.

Erram aqueles que acham que apenas frango, ovo e batata-doce são os únicos alimentos reverenciados entre os atletas. Há outros alimentos que possuem propriedades importantes e que merecem ser consumidos antes, durante e após os treinos.

A tilápia é um peixe rico em proteínas, é uma opção mais leve que o frango e em épocas mais quentes do ano é uma boa opção para as principais refeições.

Patinho: Esse é um corte bovino que reúne importantes aminoácidos e vitaminas do complexo B, com ênfase na vitamina B12 . Esses aminoácidos agem diretamente sobre a musculatura, atuam na recuperação muscular e ajudam na conquista de massa magra.

Consuma queijos brancos. Prefira as versões mais leves e proteicas como é o caso do queijo cottage, ricota e tofu.

Brócolis: É um alimento rico em vitaminas e em importantes minerais. Aporta grande quantidade de fibras a age melhorando a circulação sanguínea regulando o funcionamento da flora intestinal.

Banana na dieta. Esse alimento que é facilmente encontrado e costuma estar presente na mesa da maioria dos brasileiros merece ser mais consumido. É uma fruta rica em potássio, mineral essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. O consumo frequente de banana evita problemas como cãibras. Pode ser consumida in natura ou consumida em forma de vitamina com outros alimentos funcionais como chia e linhaça.

Aveia: A aveia é outro alimento funcional fundamental. Rica em fibras, ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Regula os níveis de colesterol no sangue e graças a uma fibra conhecida como betaglucana faz com que parte das gorduras ingeridas na alimentação não seja absorvida pelo organismo.

Alimentos integrais: O macarrão integral, grãos integrais, arroz integral, pães integrais, entre outros, compõem o grupo dos carboidratos complexos. Além de produzirem energia ao organismo, produzem sensação de saciedade que diminui o desejo repentino por alimentos desnecessários na dieta.

O grão-de-bico é uma excelente fonte de fibra que também produz sensação de saciedade. É um bom substituto para o feijão.

O leite vegetal é uma excelente fonte de proteínas e é bem mais indicado que o leite animal. Leite de soja, amêndoas, de arroz, entre outros, são os mais indicados na dieta.

Então você já sabe, existem inúmeros alimentos que podem ser consumidos na dieta e que melhoram o desempenho durante os treinos e que ajudam na manutenção da massa magra.