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Conheça alguns alimentos brancos que podem colocar a saúde em risco


08/09/2015 - 23:00:00 | 918

 São alimentos consumidos com frequência, mas que deveriam ser evitados

Todos os dias você utiliza algum deles na dieta, mas nem imagina que não estão agregando muito à saúde. Fique por dentro agora dos alimentos brancos que deve ser consumidos com mais cuidado no dia a dia.
 
Farinha branca: A farinha de trigo refinada e macia gera alimentos muito saborosos ao paladar como é o caso do macarrão, pães, biscoitos, entre outros. Mas a farinha branca é pobre em vitaminas e em minerais. Os alimentos embora componham o grupo de carboidratos que fornecem energia ao organismo, não agregam em fibras à dieta, por isso, o ideal seria consumi-los de vez em quando.
 
Arroz branco: O arroz branco assim como a farinha também passa pelo processo de refinamento e perde muitos nutrientes e inclusive fibras. O ideal seria consumir o arroz integral que contêm muitos nutrientes importantes e riqueza em fibras. Mas se você não está acostumado com o arroz integral, por que não alternar na dieta?
 
Açúcar refinado: Pode ser considerado também como uma espécie de droga. O açúcar refinado aumenta a produção de radicais livres no organismo, que envelhecem as células e que podem causar doenças. Neste caso não há maneira de consumi-lo sem agressão à saúde. O jeito é retirar de vez da dieta. O açúcar mascavo é uma opção para substituir o refinado, assim como o mel natural.
 
Adoçantes: Nem todos são recomendados para a saúde porque a longo prazo podem prejudicar a saúde. Os mais consumidos costumam ser o aspartame e a sacarina, prefira as versões naturais como é o caso da estevia.
 
Sal: Assim como o açúcar, o sal deveria ser abominado da dieta. O ideal seria consumir apenas 5 gramas de sal ao dia. Uma alternativa é utilizar o sal marinho e “abusar” mais da utilização de ervas no preparo dos alimentos como: coentro, salsinha, tomilho, manjericão, sálvia, orégano, entre outros.
 
Margarina: É rica em gorduras hidrogenadas e deve ser consumida com equilíbrio na dieta. 
 
Leite de vaca: Muitos estudos em torno do leite de vaca têm apontado que este alimento deveria ser consumido com equilíbrio na dieta. A caseína, proteína presente no leite animal é indigesta ao organismo humano, sem contar que hoje é cada vez mais comum que se ouça casos sobre pessoas com intolerância à lactose. A principal recomendação para o consumo do leite animal é a de que é rico em cálcio, mas outros alimentos também oferecem esse nutriente à saúde como a cenoura, o brócolis, a sardinha e até mesmo os derivados do leite como o iogurte natural e os queijos magros.
 
Agora você já sabe: reveja a dieta e consuma estes alimentos brancos com moderação.