Seja bem vindo a Online Farma!

Antioxidantes são substâncias presentes em diversos alimentos. Eles combatem os radicais livres, de forma a reduzir seu poder de reação química. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo organismo e em níveis elevados, são responsáveis pelo envelhecimento precoce e outros problemas. Ou seja, os antioxidantes “limpam” as substâncias negativas do organismo.

Radicais livres em excesso são eliminados com a ajuda de alimentos ricos em antioxidantes. É por isso que eles  não podem faltar no cardápio. Confira alguns deles:

- Cacau: contém altas doses de polifenois, substâncias antioxidantes que beneficiam a circulação e a saúde do coração. Os polifenois podem  ser encontrados em grandes quantidades no chocolate amargo.

- Cenoura: uma das melhores fontes de betacaroteno, um antioxidante que previne diversos tipos de câncer e retarda o envelhecimento precoce.

- Chá verde: preparado por meio da infusão da Camellia Sinensis, uma planta  com eficaz ação antioxidante. Previne diversos tipos de câncer, ajuda no emagrecimento e também retarda o envelhecimento das células.

- Cúrcuma: mais conhecida como açafrão, combate doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
 
- Frutas Cítricas: laranja, limão, abaxi e tangerina são algumas das melhores fontes de vitamina C, um antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e favorece o emagrecimento.

- Linhaça: integra a família dos alimentos funcionais. É uma boa fonte de ômega 3 e previne doenças cardiovasculares, tumores e outros. Também melhora o trânsito intestinal e ajuda a emagrecer.

- Oleaginosas: nozes, amêndoas, castanhas e amendoim, ricas em gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Previnem alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e combatem o envelhecimento precoce.

- Tomate: ótima fonte de licopeno, um antioxidante presente na vitamina A. Atua na prevenção do câncer de próstata, estômago e pulmão.

- Uva: essa fruta é rica em resveratrol, um poderoso antioxidante. Elimina os radicais livres do organismo, inibe a oxidação de gorduras e previne doenças cardiovasculares.

Por: AgComunicado