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Alimentos para combater a ansiedade


17/02/2015 - 23:00:00 | 676

 

Alternativas nutritivas para a saúde do emocional  

 

Excesso de trabalho, cobranças, trânsito e transporte público lotado. Está cada vez mais difícil manter-se calmo ao morar nas grandes metrópoles. O estresse e ansiedade refletem diretamente na saúde de todo o organismo. Atividade física e alimentação adequada são os refúgios para uma vida mais saudável. Você sabia que existem alimentos que podem ajudar a controlar a ansiedade? Saiba quais são os aminoácidos e vitaminas primordiais para manter a saúde e equilíbrio do corpo e emocional. Confira: 
 
Frutas cítricas 
 
As frutas cítricas são altamente eficientes no controle emocional, como já apontou diversos estudos. Responsável por diminuir a secreção do cortisol liberando o
estresse e promovendo as funções do sistema nervoso. A sensação de bem-estar pode ser associada ao consumo de vitamina C e minerais que são afetados quando passamos por algum momento tenso de estresse ou ansiedade. Investir em alimentos cítricos é a oportunidade de suprir a quantidade de vitaminas que são eliminadas do organismo quando vivenciamos alguma situação tensa.  
 
Leite e derivados 
 
Estes alimentos são ricos em triptofano e aminoácidos que ajudam a aliviar os momentos de ansiedade. De acordo com nutricionistas o triptofano é responsável por aumentar os níveis de serotonina, hormônio com função de liberar o relaxamento e a sensação de felicidade e bem-estar. 
 
Carboidratos e cereais 
 
Os carboidratos e cereais integrais são responsáveis por elevarem os níveis de açúcar do sangue, proporcionando maior energia e sensação de bem-estar. Arroz, pães, aveia, massas, mel, maçãs, entre outros, fazem parte destes alimentos. A quantidade indicada para uma dieta saudável é de 9 porções ao dia.  
 
Banana 
 
Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas aponta a eficiência da banana no combate à depressão e momentos de ansiedade. A fruta também é rica em triptofano, substância que auxilia na produção de serotonina e consequentemente provoca a sensação de bem-estar e relaxamento.  
 
Todos estes alimentos fazem parte de uma nutrição saudável e equilibrada. Em momentos de estresse e ansiedade, antes de optar por calmantes industriais, invista numa alimentação saudável e benéfica para a saúde do organismo. Praticar atividade física também é uma excelente alternativa para descarregar energias acumuladas e beneficiar o sistema nervoso.