"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos importantes no tratamento contra a enxaqueca


20/12/2015 - 23:00:00 | 422

 Conheça alguns deles

Só quem tem enxaqueca ou convive com alguém que sofra deste mal, sabe o quão difícil é conviver com esse problema. E além do tratamento médico convencional é importante repensar a dieta e incluir alguns alimentos no dia a dia.
 
Mas quais alimentos são esses que deveriam ser mais explorados?
 
Mais salmão! – O salmão não é só delicioso, pode ajudar no tratamento da enxaqueca. Não se trata de uma ação comprovada cientificamente, o consumo equilibrado deste peixe ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue graças à presença do ômega-3 e isso poderia refletir sobre a melhora das dores de cabeça.
 
Folhas verde-escuras – Essas verduras possuem um mineral importante, trata-se do magnésio que ajuda no alívio das dores de cabeça e da enxaqueca. A alface, embora seja uma folha mais clara, deve ser consumida com frequência na dieta, isso porque possui ação calmante natural, o que também reflete sobre a melhora em casos de enxaqueca.
 
Feijão – Esse alimento também é rico em magnésio.
 
Pimenta vermelha – Esse alimento ajuda no alívio da dor porque contém uma substância conhecida como capsaicina, mas o que vale ser ressaltado é que a pimenta vermelha pode causar problemas a quem sofre do estômago ou tenha predisposição a hemorroidas.
 
Gengibre – Esse alimento também atua no tratamento da enxaqueca. Preferencialmente deve ser consumido cru. Uma dica de utilização é ralado sobre saladas ou no suco. Mas também deve ser consumido equilibradamente.
 
Azeite de oliva – Assim como o salmão, o azeite é rico em ômega-3 e esses ácidos graxos teriam o poder de reverter quadros de dores e de inflamação. A dica é uma colher de sopa de azeita extravirgem assim que começar a sentir as dores.
 
Banana – Essa fruta é rica em um aminoácido conhecido como triptofano que ajuda na liberação da serotonina e acaba com a dor. Vale consumir com frequência na dieta, sem contar que é uma fruta muito popular no Brasil.
 
Granola – Possui triptofano assim como a banana.
 
Frutas vermelhas e arroxeadas – São ricas em antioxidantes conhecidos como antocianinas que ajudam no tratamento das dores de cabeça.
 
E vale lembrar que exercícios físicos dentro da modalidade aeróbica também ajudam na liberação de hormônios neurotransmissores como as endorfinas e por isso, vale a prática pelo menos três vezes por semana.
 
E claro, esses alimentos não substituem o tratamento médico convencional.