Seja bem vindo a Online Farma!

Sempre recomendados pelos nutricionistas, os alimentos integrais são indispensáveis em uma alimentação saudável. O alimento em sua forma integral não teve sua  estrutura modificada, como ocorre com os industrializados, o que favorece a integridade dos nutrientes como vitaminas, minerais e, principalmente, as fibras.

As fibras são essenciais para diversas funções do organismo. Além de promover saciedade, elas são responsáveis pelo bom funcionamento intestinal. As fibras também absorvem e eliminam a gordura presente no estomago e aceleram o metabolismo, favorecendo o emagrecimento de forma saudável e o controle do colesterol.

Outro benefício dos alimentos integrais é a sua alta capacidade nutricional, sendo benéfico para a saúde de forma geral. Além disso, o açúcar, presente no alimento integral, é liberado aos poucos na corrente sanguínea o que reduz as chances de diabetes. Uma dieta rica em fibras, associada ao consumo frequente de líquidos também é capaz de regular as funções intestinais.

Atualmente, existem diversas opções de alimentos integrais e eles estão cada vez mais acessíveis em forma de pães, massas, cereais, biscoitos, granola e etc.

Apesar dos benefícios encontrados nos alimentos integrais é importante consumi-los com moderação, pois eles são carboidratos, que em excesso viram gordura no organismo, o que pode causar o efeito contrário da perda de peso.

Além disso, é um erro pensar que os alimentos integrais são menos calóricos. A diferença está na quantidade de nutrientes que esse alimento fornece, em comparação com os industrializados, ou seja, um pão integral e um pão branco possuem as mesmas calorias, mas o integral é a opção mais saudável. Além disso, é importante consumir muita água para aproveitar todos os benefícios das fibras.