"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos aliados de um belo sorriso


07/06/2015 - 23:00:00 | 809
 
 Saiba quais os nutrientes são importantes para saúde dental

Ao falar sobre saúde bucal associamos essa conduta às higienes diárias, como escovação, limpeza e tratamentos no combate à cárie. Fora estes cuidados primordiais nem todos possuem o conhecimento de que existem alguns alimentos importantes para o tratamento dos dentes e saúde.

Vamos conhecer quais as vitaminas e nutrientes são essenciais para quem busca um belo sorriso. Afinal, os dentes são ferramentas imprescindíveis não só para aparência estética, como principalmente para a nossa saúde e mastigação. Confira:

Fontes de vitamina C

A vitamina C é um nutriente de extrema importância para combater possíveis sangramentos que acomete principalmente pessoas de gengivas mais sensíveis. Quando estiver com esses sintomas pode ser sinal de deficiência de vitamina C no seu organismo.  Abusar no consumo de alimentos muito ácidos como a laranja ou abacaxi pode também danificar os dentes deixando-os mais porosos. Ao ingerir estes alimentos diretamente beba água para remover o excesso e neutralizar a acidez. Neste caso não é recomendada a escovação, pois pode promover ainda mais a descalcificação dos dentes devido ao atrito.

Fontes de fibras

As fibras são nutrientes importantes para saúde do intestino, como também essenciais para a limpeza dos dentes. Frutas como a pera e a maçã atuam na prevenção da placa bacteriana, formação de cáries, além de prevenir a gengivite. As frutas saciam a vontade de comer doces açucarados, grandes vilões da saúde dental.

Derivados do leite

O leite é uma das fontes principais de cálcio, nutriente responsável por boa parte da composição dos dentes. O cálcio irá garantir dentes mais fortes e saudáveis. Para pessoas intolerantes ou que não gostam de leite existem alguns substitutos para o cardápio, como as folhas verde-escuras, fontes de cálcio e também vitamina C.

Beba água

A água é a bebida associada à saúde. Sem água não há saúde, e com os dentes não é diferente. O consumo da água é importante para eliminação de ácidos, açúcares e outras substâncias prejudiciais aos dentes. A água possui boa quantidade de flúor, substância importante para proteção do esmalte dos dentes.