"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos que ajudam a limpar as artérias e previnem a aterosclerose


29/11/2015 - 23:00:00 | 655

Saiba quais são

 
O mal da aterosclerose é a principal causa de problemas cardiovasculares, com destaque para o mal da morte súbita ou infarto fulminante.
 
As artérias são as responsáveis pela circulação sanguínea plena e ajudam no transporte de nutrientes presentes no sangue a diferentes áreas do corpo. Por isso, é fundamental que não haja quaisquer impedimentos neste processo. Mas quando as taxas do mau colesterol (LDL) estão em desequilíbrio, as chances de entupimento das artérias aumenta.
 
Sem dúvidas, a alimentação é um fator essencial para a prevenção de doenças, para inclusive prevenir a aterosclerose.
 
Aquelas pessoas que abusam do consumo de gorduras, de açúcares e de carboidratos, em longo prazo poderão enfrentar problemas como o entupimento de artérias.
 
Alguns alimentos se ingeridos em uma dieta equilibrada em nutrientes podem ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento da aterosclerose.
 
Alho – Esse alimento possui uma substância conhecida como alicina, que age em prol da saúde cardiovascular. Este alimento também é rico em antioxidantes, o que reflete sobre a saúde da circulação sanguínea.
 
Azeite extravirgem – Este é um tipo de gordura rica em ácidos graxos, que têm o poder de reduzir os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue e de aumentar os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue.
 
Abacate – Também é rico em ácidos graxos ou também conhecidos ômega-3. Vale consumir com moderação na dieta. Também é recomendado para equilibrar os níveis de colesterol no sangue.
 
Cúrcuma – Esse é um condimento que costuma ser conhecido também como açafrão. É rico em antioxidantes, possui ação anti-inflamatória e melhora a circulação sanguínea.
 
Peixes de água fria – Possuem gordura rica em ômega-3 que também reflete sobre a saúde cardiovascular. Vale investir no salmão, atum, truta, sardinhas, entre outros.
 
Aveia – Esse é um cereal que não pode faltar na dieta se o intuito é equilibrar os níveis de colesterol no sangue e melhorar a saúde do coração.
 
Água  Ingerir muita água ao longo do dia é importante, pois não só atua em prol da desintoxicação do organismo como age melhorando a circulação sanguínea.
 
Claro que esses são apenas alguns dos alimentos que devem ser explorados com mais frequência na dieta. A prática de atividades físicas dentro da modalidade aeróbica é altamente recomendada também para a conquista de qualidade de vida e claro: a saúde do coração agradece.