Seja bem vindo a Online Farma!

 
Quem sofre com a temida tensão pré-menstrual sabe que os sintomas atrapalham muito na rotina. O que nem todos sabem é que a alimentação pode interferir para melhorar ou agravar os sintomas como enjôo, inchaço, dores nos seios, dores de cabeça e constipação. 
 
Vamos citar aqui alguns itens que ajudam no combate à tensão pré-menstrual:
 
  • Cálcio: Uma pesquisa da Universidade de Massachussetts, nos EUA revelou que mulheres que não sofrem com a TPM têm uma dieta alimentar rica em cálcio. O cálcio diminui a contração muscular do útero e evita a retenção de líquidos. Também é possível encontrar o cálcio em vegetais e folhas como brócolis e couve. 
  • Vitamina B6: é um nutriente importante para sintetizar a serotonina que causa a sensação de bem-estar, e de dopamina, evitando a fadiga e a vontade de ingerir doces. É encontrada em cereais, arroz integral, gérmen de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, salmão, atum e fígado de boi.
  • Vitamina E: ameniza as cefaléias, cólicas menstruais e dores nas mamas. É encontrada em cereais integrais, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião e gérmen de trigo.
  • Água: a água ajuda a diminuir o inchaço antes e durante o período menstrual. Sucos, água de coco, chá e sopa também ajudam na hidratação. 
  • Fibras: são importantes, pois ajudam no funcionamento do intestino que fica mais preguiçoso nesse período. O ideal é ingerir alimentos integrais como grãos, frutas e  cereais. 
  • Ácidos Graxos: a ingestão de ácidos graxos como ômega 3 e 6 ajudam a aliviar sintomas de depressão, irritabilidade, dores e inchaços. São ricos em ômega 3 peixes como atum, sardinha e salmão, óleo de soja, azeite, rúcula e espinafre. O Ômega 6 é encontrado no óleo de milho, óleo de girassol, leite, ovos e açafrão.
Algumas mulheres buscam produtos naturais para combater a TPM, junto com exercícios físicos e uma dieta equilibrada. Existem medicamentos como o Tribulus Terrestris que auxiliam amenizando os sintomas gerais da temida tensão pré-menstrual.