"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Alimentos que precisam compor a dieta


03/08/2014 - 23:00:00 | 996

Conheça alguns dos alimentos essenciais para uma vida mais saudável

Constantemente se fala sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis e não se pode reclamar em termos de variedade de alimentos, ainda mais em nosso País tão rico em diversidade.
 
Uma alimentação equilibrada não só proporciona saúde, como também auxilia na manutenção do peso e até mesmo atua em prol da saúde psicológica.
 
Há aqueles alimentos que devem ser consumidos equilibradamente e há aqueles que devem ser explorados na dieta diária, pelos inúmeros benefícios à saúde.
 
Quais alimentos são os mais indicados?
 
A castanha-do-pará é uma semente oleaginosa rica em importantes nutrientes como a vitamina E e em um importante mineral conhecido como selênio, esses dois nutrientes juntos atuam como poderosos antioxidantes, contra a formação dos temidos radicais livres, previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças cardíacas. Mas trata-se de um alimento calórico, duas unidades ao dia apenas podem ser consumidas.
 
A aveia é um alimento que deve ter seus benefícios reverenciados constantemente, isso porque se trata de um alimento barato, rico em fibras, pode ser consumido de diversas maneiras saudáveis, atua equilibrando os níveis de colesterol no sangue, previne doenças cardíacas, diabetes, sem contar a ajuda em casos de dietas de emagrecimento.
 
Manter o corpo hidratado é fundamental e a água potável é um excelente alimento que ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, tomar água nos intervalos das refeições é essencial.
 
O azeite extravirgem é importante na dieta diária, possui gordura monoinsaturada, ajuda a aumentar os níveis do bom colesterol no sangue, fora o sabor delicioso que dá aos alimentos. Pode ser usado na salada, e sobre algumas preparações de alimentos, mas é importante salientar que não é apropriado aquecer o azeite para sua utilização.
 
A soja sem dúvida é um superalimento que deve compor a dieta diária frequentemente, ajuda a reduzir o mau colesterol, para as mulheres é um alimento essencial para atenuar os sintomas da menopausa. Pode ser consumida em forma de salada ou em meio ao feijão de sua preferência.
 
Vegetais de folhas escuras como brócolis, couve, espinafre, entre outros, são ricos em antioxidantes, para os diabéticos são alimentos essenciais que ajudam a regular os níveis de glicemia.
 
O consumo de iogurte natural é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, as versões probióticas são as mais recomendáveis.
 
As frutas vermelhas são fundamentais para a saúde do coração, são ricas em antioxidantes e possuem entre as suas propriedades, o poder anti-inflamatório. Podem ser consumidas em forma de suco, em vitaminas e até mesmo em sobremesas light.
 
Aprender a combinar alimentos é fundamental para uma dieta saudável, a consulta nutricional é indicada, isso por que as necessidades de nutrientes variam de pessoa para pessoa. Em concordância com uma vida regrada de exercícios físicos, a alimentação auxilia na manutenção de um corpo mais magro e saudável.
 
Introduza esses alimentos já na dieta!