Seja bem vindo a Online Farma!

 
A Osteoporose é uma doença que atinge os ossos, pois diminui a quantidade de massa óssea e deixa os ossos mais suscetíveis às fraturas. Existem milhões de brasileiros que sofrem com essa doença, entre elas mulheres acima dos cinquenta nos na menopausa. 
 
Esses números poderiam ser diferentes se as pessoas tentassem prevenir a Osteoporose através de uma dieta balanceada. Existem diversos alimentos que poderão ajudar na prevenção. Conheça alguns deles:
 
  • Soja: é rica em uma substância muito parecida com o estrógeno, a isoflavona, que ajuda os ossos a absorver minerais como o cálcio, por isso é recomendada para mulheres na menopausa que já reduziram a produção de estrógeno. 
  • Vegetais: os vegetais de cor verde escuro como o agrião, couve-flor, espinafre, brócolis e agrião são os mais ricos em vitamina D e cálcio, e a ingestão desses alimentos pode aumentar a densidade óssea em até 3%. 
  • Leite: é um dos principais alimentos para fortalecer os ossos, portanto se você não tem intolerância à lactose esse é um dos principais alimentos na prevenção da Osteoporose. 
  • Derivados do leite: Para aquelas pessoas que reclamam que não gostam de leite, o iogurte e o queijo são uma boa opção para prevenir a perda de cálcio, pois possuem quase a mesma quantidade de cálcio do leite. 
  • Linhaça: o consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar o excesso de sódio, protegendo os ossos da perda de cálcio. O uso exagerado de sal nos alimentos pode ocasionar essa perda de cálcio. 
  • Tomate: é rico em minerais como magnésio, ferro, fósforo, manganês e potássio, importantes na formação dos ossos. Também previne contra vários tipos de câncer. 
  • Frutas oleaginosas: ricas em cálcio e ômega 3, as oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, pistache e amendoim tem efeitos protetores sobre a saúde dos ossos. 
Medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris, auxiliam na densidade mineral óssea e se utilizados em conjunto com uma alimentação regrada ajudam a prevenir a Osteoporose.