Seja bem vindo a Online Farma!

Aprenda a fazer substituições inteligentes

Se alimentar adequadamente muitas vezes é sinônimo de abrir mão de muitos maus hábitos. Dentre os inúmeros vilões da dieta está o açúcar refinado, mas não se trata do açúcar propriamente dito usado no dia a dia por conta do poder adoçante. O açúcar está presente em inúmeros alimentos e é fundamental que o consumo desses vilões seja evitado ao máximo.
 
O açúcar refinado estimula a produção dos radicais livres no organismo, que destroem células, enfraquecem o sistema imunológico e assim, atuam diretamente no surgimento de diversas doenças. 
 
Mas alguns alimentos costumam se mostrar “mascarados” e não se pensa que a quantidade de açúcar possa ser assim tão prejudicial.
 
Muitas pessoas resolvem substituir o refrigerante pelo suco industrializado e acreditam que é uma escolha inteligente, mas não é. Os sucos de caixinha são ricos em conservantes e em açúcar, além de conter quantidade muito pequena do suco natural da fruta. Por isso, o ideal mesmo é hidratar o organismo bebendo muita água e recorrendo ao suco natural feito com a própria fruta.
 
E quanto bate aquela fome? Nada mais “saudável” do que comer uma barrinha de cereal. Mas é fundamental prestar sempre muita atenção no tipo consumido. Há diversas marcas e sabores no mercado, a grande maioria é rica em açúcar refinado, o que quer dizer que consumir essas barrinhas é o mesmo que trocar seis por meia dúzia. Prefira sempre as versões tradicionais desses alimentos.
 
O ketchup é um condimento muito apreciado pelos brasileiros, mas vale lembrar que é rico em açúcar. Mas como na composição deste molho também há a presença do sal, quase ninguém pensa na quantidade de açúcar.
 
O iogurte é um dos alimentos mais recomendados na dieta, mas preste sempre muita atenção no tipo de iogurte escolhido. Evite aqueles que vêm com caldas, com algum cereal adocicado... Prefira a versão natural desse alimento e se desejar enriqueça com alguma fruta natural picada.
 
A granola também costuma ser acrescida de açúcar refinado, por isso, prefira sempre as versões naturais que podem ser encontradas em lojas especializadas em produtos naturais.
 
Faça substituições saudáveis, ao invés do açúcar refinado, prefira utilizar o mel ou até mesmo o açúcar mascavo.
 
Utilizar muito açúcar é um hábito errôneo que precisa ser mudado. Muitas pessoas, por exemplo, quando preparam um suco natural, colocam açúcar, mesmo quando a própria fruta já é naturalmente adocicada. Por isso, é também importante mudar hábitos e reeducar o paladar evitando ao máximo o consumo do açúcar refinado.