"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Amêndoa: semente poderosa para a manutenção da saúde


28/09/2014 - 23:00:00 | 1018

Conheça mais sobre as propriedades dessa fruta oleaginosa

Muito se fala sobre o poder das sementes oleaginosas para uma vida mais saudável, principalmente no que se refere à saúde cardiovascular. As sementes são ricas em importantes substâncias como ômega-3 que têm função antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres e agindo regulando até mesmo os níveis de colesterol no sangue.
 
Mas dentre as sementes existentes, vale destacar os benefícios singulares da amêndoa. Segundo estudo realizado na Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey, o consumo frequente desta fruta oleaginosa tem o poder de tratar e prevenir a diabetes do tipo 2 e problemas cardiovasculares. 
 
Amêndoas seriam recomendáveis no tratamento da diabetes tipo 2 por melhorar a sensibilidade à insulina e por agir elevando os níveis de HDL (bom colesterol) e diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue. Além disso, se trata de um alimento de baixa quantidade glicêmica, é rica em fibras e desta forma inibe a absorção de gorduras no intestino. 
 
Essa semente é rica em fitatos e em compostos fenólicos, importantes substâncias com ação antioxidante, além disso, a amêndoa possui propriedade anti-inflamatória .
 
O consumo frequente ajuda a aumentar a sensação de saciedade, que auxilia em dietas cujo intuito é o emagrecimento.
 
O consumo de aproximadamente 60 gramas ao dia já é o suficiente para garantir os benefícios à saúde. Obviamente que de nada vale consumir amêndoas e não se preocupar com a dieta alimentar no geral, é primordial consumir alimentos saudáveis. A mudança de estilo de vida, como incluir entre os hábitos a prática de atividades físicas, é essencial.
 
O consumo das sementes pode ser realizado de maneira versátil. Pode estar presente triturada no iogurte natural, sobre frutas picadas, em pratos salgados, em molhos de saladas etc. Vale usar a criatividade.
 
As amêndoas são fontes de L-carnitina e em riboflavina, que favorecem o sistema nervoso e teriam o poder até mesmo de prevenir doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. 
 
São fontes de ácidos graxos, em gorduras conhecidas como monoinsaturadas, além de auxiliar no equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue. Esse alimento ajuda no ganho de massa magra se unido à prática de exercícios físicos, é uma boa pedida também após os treinos, pois atua na recuperação muscular.
 
Agora que você conhece mais sobre o poder dessa semente oleaginosa, mantenha seus estoques desse alimento sempre em dia, é importante que as crianças também sejam orientadas desde cedo a uma alimentação mais saudável.  
 
Para garantir a saúde nada de torrar a semente com gordura ou acrescentar sal ou açúcar, consuma na forma natural, inteira ou triturada. 
 
Uma dica legal de utilização é no tradicional molho para saladas de iogurte, você pode acrescentar uma colher de sopa de amêndoas trituradas, sua salada ficará ainda mais gostosa e saudável.
 
Mais amêndoa na dieta!