Seja bem vindo a Online Farma!

O consumo regular de amendoim previne diversas doenças a ajuda até mesmo a emagrecer

 
O amendoim é um grão rico em importantes nutrientes que merece a atenção, e mais, merece ser mais consumido. Essa leguminosa é proveniente da região da América do Sul, esses grãos eram extremamente utilizados pelos índios brasileiros.
 
Quais as propriedades que chamam à atenção no amendoim?
 
É rico em ácidos graxos monoinsaturados, conhecidos como gorduras benéficas à saúde, isso por que auxiliam no equilíbrio do colesterol, diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue e elevando os níveis de HDL (bom colesterol). Esses ácidos graxos impedem que placas de gorduras sejam depositadas das artérias, desta forma, atuam a favor da melhora da circulação sanguínea e previnem o surgimento de problemas cardiovasculares, com ênfase na aterosclerose.
 
Essa gordura saudável presente no amendoim ajuda na metabolização de importantes hormônios e vitaminas e atua na proteção das membranas celulares.
 
O grão possui ômega-3, o consumo regular atua a favor do equilíbrio do nível de triglicérides, possui também ômega-6, vale ressaltar que essas substâncias agem como poderosos antioxidantes contra a formação dos radicais livres, prevenindo até mesmo o envelhecimento da pele.
 
A presença do mineral magnésio age a favor da circulação do sangue, além de contribuir para o bom funcionamento do sistema nervoso, prevenindo problemas como a depressão, estresse, ansiedade, entre outros.
 
O amendoim também possui cálcio, importante para prevenir doenças ósseas como a osteoporose.
 
A vitamina E se faz presente em abundância no grão, é uma vitamina que também possui ação antioxidante, além de contribuir para a beleza da pele e cabelos.
 
Possui ferro, é um alimento que previne doenças como a anemia, é indicado na alimentação de crianças e gestantes, vale salientar que o consumo regular do amendoim fortalece o sistema imunológico contra infecções, processos inflamatórios, entre outros.
 
É um alimento rico em fibras, age a favor do bom funcionamento do sistema intestinal, ajuda a produzir sensação de saciedade, sendo recomendado até mesmo na dieta daqueles que desejam emagrecer de maneira saudável.
 
A maneira de consumo do amendoim deve ser observada, é óbvio que esses benefícios podem se tornar veneno se o consumo do amendoim for torrado com manteiga e sal. É importante salientar que o consumo deve ser preferencialmente “in natura” e que algumas receitas podem ser exploradas, o amendoim pode ser triturado e introduzido na preparação de sobremesas, pode ser consumido sobre frutas, sobre o iogurte etc. E por que não em pratos salgados? Pode fazer parte triturado de molhos para saladas, de patês, molhos, entre outros. Vale usar a criatividade para consumir com mais frequência esse grão, que pode ser previamente torrado também.
 
O consumo regular do amendoim é indicado até mesmo para as pessoas que desejam ganhar massa magra, músculos ao invés de gorduras, a prática regular de exercícios físicos unida ao consumo equilibrado desse grão pode ajudar até mesmo na conquista da desejada definição muscular.
 
Mais amendoim na dieta!