Seja bem vindo a Online Farma!

No combate a fadiga é preciso modificar os hábitos e a alimentação

 

A fadiga e a indisposição fazem parte da rotina na vida de muitas pessoas. Nem sempre o excesso de trabalho ou poucas horas de sono são os únicos fatores que podem implicar em fadiga. Os hábitos no dia a dia, principalmente a rotina alimentar devem ser levados em conta.

Estudo divulgado no portal HealthDay News avaliou os hábitos diurnos de 31 pessoas saudáveis com idade entre os 18 e 65 anos e observaram o que era consumido durante as refeições. Pessoas que ingeriam uma maior quantidade de gordura apresentaram aumento da sonolência diurna, enquanto a maior ingestão de carboidratos trouxe melhorias no estado de alerta. 

Os pesquisadores salientam na pesquisa que a sonolência diurna e a fadiga são situações prevalentes no mundo moderno. As dietas ricas em gorduras além de diminuir o estado de alerta também estão associadas a formação de alguns tipos de cânceres e principalmente o desenvolver de doenças cardíacas. 

A nutricionista da clínica Onodera Niterói, Patrícia Bertoni, explica que várias situações podem desencadear a fadiga, como poucas horas de sono, sedentarismo, doenças crônicas, desidratação e outros. . “Deficiências de ferro, vitamina C e baixa produção de serotonina também podem causar essa sensação”, salienta. 

 

Alguns alimentos podem ser inseridos na dieta para fornecer energia ao corpo, a nutricionista indica: aveia, iogurte, chá verde e nozes. No café da manhã quem sofre de sonolência e fadiga durante ao decorrer do dia deve inserir no cardápio as seguintes opções:

 

-Frutas ricas em vitamina C: laranja, melancia e outras;

 

-Fibras: aveia e linhaça;

 

-Estimulantes: chá verde;

 

-Alimentos proteicos fontes de cálcio - iogurtes ou sucos verdes. 

 

Confira as dicas publicadas no portal Health para combater a fadiga de uma vez por todas:

 

-Faça boas escolhas no café da manhã: a primeira refeição do dia precisa ser reforçada. A dica é inserir ainda pela manhã opções que são um pequeno almoço saudável, rico em fibras, carboidratos e proteína.

-Exercite-se: com a correria é difícil encontrar um tempo disponível para os exercícios, mas diante da fadiga essa é uma excelente alternativa para te deixar mais disposto. Os exercícios físicos ajudam a aumentar a endorfina e energiza o corpo enquanto você estiver se movimentando.

-Não esqueça a hidratação: é sabido que a hidratação hídrica é essencial para manter a saúde do intestino, da pele e também no combate a fadiga. Estar excessivamente cansado, mesmo após uma boa noite de sono, uma das causas pode ser a desidratação. Portanto, mantenha sempre a água próxima a você, na mesa do escritório ou em casa. 

-Faça pequenas pausas: diante de inúmeras tarefas a executar no trabalho pausar por de 5 minutos e caminhar um pouco para tomar um ar fresco pode melhorar o humor e energizar o corpo. Se trabalhar sentado, levante-se um pouco para relaxar os ombros e as costas. 

 

Para os dias de fadiga inclua o suco energizante indicado pela nutricionista: 

 

1 maçã (vermelha ou verde)

1 colher de linhaça 

1 limão descascado

1 xícara de espinafre

1 colher de café de gengibre em pó

200ml de chá verde ou água de coco 

 

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba na hora.

 

Patrícia Bertoni, nutricionista

Atua na clínica Onodera-Niterói

 

Referências:

https://news.health.com/2013/07/16/fight-fatigue-naturally-with-these-5-daily-fixes/

https://news.health.com/2013/05/10/yet-another-reason-to-avoid-fatty-foods-fatigue/