"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Anis estrelado: conheça sobre essa especiaria


07/11/2013 - 23:00:00 | 701
Em nossa natureza vasta, múltipla e rica, há uma planta chamada anis. A raiz, o caule e as sementes dessa planta são usadas e provavelmente você se lembrará de um tal de drops de anis de uma música da Rita Lee (risos). Mas o anis conhecido também como anis estrelado possui ricas propriedades que precisam ser conhecidas.
 
O uso no anis é milenar, estima-se que o uso dessa especiaria tenha tido início no Egito por volta de 1.500 anos a. C., é indicado para tratamento de cólicas; para náuseas; problemas cardiovasculares; possui ação diurética; alivia a sensação de fadiga; melhora a digestão; atua como antiinflamatório, entre outras utilidades em prol da saúde.
 
A semente do anis favorece a lactação, desta forma, o uso moderado em forma de chá, na preparação de alimentos, entre outras maneiras de utilização, auxilia as mamães aumentando a produção de leite.
 
O sabor do anis é inconfundível, o uso em doces, no tempero de peixes, licores ou até para conferir sabor às mais diversas bebidas é comum, mas deveria ser mais explorado pelas inúmeras propriedades que possui.
 
A alimentação da maioria das pessoas passa por um processo de deterioração constante, a cada dia mais, mais condimentos são utilizados; conservantes; frituras, entre tantos outros, o anis está entre as ervas carminativas que possuem alta propriedade digestiva, e ajudam na eliminação dos gases estomacais e intestinais, se aliado à alimentação (como tempero; presente em sobremesas; na preparação de chás etc.) previne a sensação de inchaço.
 
O anis auxilia como moderado expectorante, pode ser usado em casos de gripes, resfriados e tosse no preparo de chás.
 
O uso em excesso pode levar à intoxicação, portanto, introduzir o anis como ingrediente em temperos; sobremesas, chás etc., em pequenas doses ajuda a proporcionar estes diversos benefícios sem riscos à saúde.
 
O sabor é único e não há meio termo: ou amam ou odeiam, teste seu paladar com novos sabores, experimente o anis estrelado.