Seja bem vindo a Online Farma!

O morango é uma das frutas mais ricas nestas importantes substâncias

 
Há em nossa natureza algumas frutas que consideramos frutas, mas do ponto de vista científico não são. E há aquelas que não são frutas, mas as consideramos como se fossem. Não é tão complexo entender, e como exemplo de “falso fruto” ou pseudofruto, temos o morango.
 
O morango é originado de uma flor, a fruta propriamente dita consiste nas inúmeras sementes que se encontram na parte externa da fruta, parece estranho, mas o morango também pode ser chamado de fruto agregado, isso por que é originado de uma única flor com vários ovários.
 
Mas quem pensa nisso quando está se deliciando com uma das frutas mais agradáveis do paladar? 
 
Além de delicioso, o morango é rico em propriedades que merecem ser ressaltas. Não é altamente calórico, 100 gramas da fruta correspondem a aproximadamente 30 calorias. Possui importantes vitaminas: A, E, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6); é rico em importantes minerais: cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, potássio, entre outros.
 
É uma fruta suculenta, sendo formada em maior parte de sua composição por água. 
 
O poder antioxidante do morango chama a atenção, possui importantes vitaminas que correspondem a essa propriedade: A, E, C e substâncias conhecidas como antocianinas responsáveis pela bela cor da fruta, a alta ação antioxidante, previne o desgaste e morte das células, o envelhecimento da pele e o surgimento de doenças inclusive, o câncer.
 
É uma fruta indicada para problemas de saúde como a aterosclerose, isso por que a quantidade de antioxidante presente em sua composição impede o depósito de gorduras nas paredes das artérias, prevenindo o entupimento. 
 
Por ser pobre em gorduras e em sódio e em contraposição ser rico em potássio, o morango melhora a circulação sanguínea e previne o surgimento de doenças cardiovasculares.
 
Por ser uma fruta rica em água é importante em dietas de emagrecimento já que aumenta a sensação de saciedade e possui efeito diurético, eliminando toxinas por meio da urina e suor, aliviando a sensação de inchaço devido à retenção de líquidos.
 
O morango é rico em fibras do tipo solúvel, que impede que parte dos carboidratos e gorduras presentes na alimentação seja absorvida pelo organismo. É fundamental para o bom funcional da flora intestinal e previne a prisão de ventre.
 
A fruta pode ser explorada de diversas maneiras: em meio ao iogurte, em forma de sucos, unida a outras frutas, em vitaminas, sobremesas etc.
 
Agora que você sabe mais sobre o poder antioxidante do morango, confira uma excelente dica de suco antioxidante.
 
Suco Renovador
 
Ingredientes
10 morangos devidamente higienizados;
1 rodela de abacaxi;
1 copo de 200 ml de água filtrada;
Adoçante a gosto
 
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta, adoce conforme a preferência e se delicie.
 
Mais morango na dieta!