Seja bem vindo a Online Farma!

O colesterol é uma substância mole encontrada em todas as partes do corpo. Nosso corpo precisa de um pouco de colesterol para funcionar adequadamente. Todavia, o colesterol em excesso pode entupir as artérias e levar a doenças cardíacas. O colesterol pode ser considerado como colesterol “Bom”, que chamamos de HDL (Lipoproteínas de alta densidade), ou de colesterol “Ruim”, que chamamos de LDL (Lipoproteínas de baixa densidade).

Os principais malefícios à saúde relacionados com o colesterol alto são: Aterosclerose, doença arterial coronariana e Ataque cardíaco ou morte.

Se você tem colesterol alto, veja como diminuir o colesterol com essas dicas:

1) Evite a ingestão de gorduras, principalmente gordura saturada. Para isso escolha:

  • Aves, peixes e cortes de carne magra. Se for comer frango, retire a pele do frango e corte a gordura da carne
  • Tome leite desnatado em vez de leite integral.
  • Opte por queijos com baixo teor de gordura, como queijo cottage.
  • Utilize óleos vegetais ricos em gordura insaturada, como milho e oliva e óleo de cártamo.
  • Use banheira ou margarinas líquidas que listem óleos vegetais líquidos como o primeiro ingrediente
  • Coma menos alimentos feitos e preparados com gorduras saturadas, hidrogenadas e óleos (como bolos, biscoitos e bolachas)
  • Coma alimentos ricos em amido e fibras, como pães integrais e cereais, massas, arroz, ervilha seca e feijão.
  • Coma mais vegetais e frutas.
  • Coma menos carne de órgãos (como fígado, cérebro e rins).
  • Coma menos gemas de ovos, os ovos inteiros, ou em alimentos preparados (tente substituir duas claras por cada ovo inteiro em receitas, ou usar um substituto do ovo).

 

2) Pratique exercícios físicos

A atividade física regular pode ajudar a reduzir as mortes por doenças do coração, diminuindo os níveis de LDL, elevando os níveis de HDL, reduzindo a pressão arterial, os níveis de triglicérides, o excesso de peso e melhorando a aptidão de seu coração e pulmões.

Se você está inativo por muito tempo, comece com atividades moderadas, como caminhar, subir escadas ao invés do elevador, jardinagem, trabalhos domésticos, dança, ou se exercitar em casa. Comece por fazer a atividade por alguns minutos na maioria dos dias, em seguida, trabalhar até um programa mais longo, pelo menos, 30 minutos por dia, 3 ou 4 dias por semana. Isso pode incluir regularmente atividades aeróbicas, como caminhada rápida, corrida, natação, bicicleta ou a jogar ténis.

Se você tiver uma doença cardíaca ou teve um ataque cardíaco, fale com seu médico antes de iniciar uma atividade para ter certeza de que você está seguindo um programa de segurança que trabalha para você. Se você tiver dor no peito, sensação de desmaio ou a cabeça leve, ou tornar-se extremamente fora do ar durante o exercício, pare a atividade imediatamente e informar o seu médico logo que possível.

 

Fonte: Drugs

Equipe Sare