"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Arroz e feijão para emagrecer?


19/10/2014 - 23:00:00 | 859

Entenda por que esses dois alimentos juntos agem em prol do emagrecimento

Com certeza essa é a combinação mais consumida no Brasil, trata-se do tradicional arroz e feijão. Além de combinarem entre si, combinam com diversos outros alimentos, além disso, do ponto de vista nutricional, é uma combinação que favorece e muito a saúde.
 
O que chama à atenção no arroz é a riqueza em vitaminas do complexo B, fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e para o controle da ansiedade e irritabilidade; é fonte de carboidratos, importantes para conferir energia ao organismo; possui importantes minerais, com ênfase no cálcio e ferro e é rico em um aminoácido de nome metionina.
 
Já o feijão possui uma proteína conhecida como lisina, além da concentração de importantes vitaminas e minerais, com ênfase no ferro.
 
Quando esses dois alimentos se unem são capazes de fornecer ao corpo a quantidade ideal de nutrientes. Mas algo que tem sido alvo de estudos em torno do mundo é que essa é a combinação certa para aqueles que desejam emagrecer. Isso mesmo, com tantas dietas restritivas sendo reverenciadas, o arroz e feijão representam com simplicidade a composição da dieta ideal.

Por que auxilia no emagrecimento?
 
Ingerir o arroz e feijão produz no organismo sensação de saciedade, que consequentemente faz com que o desejo pela ingestão de alimentos desnecessários seja diminuído. A riqueza em vitaminas do complexo B presentes nos alimentos ajuda a diminuir a ansiedade, um dos motivos que levam as pessoas à ingestão de calorias desnecessárias.
 
O que vale ser frisado é que a quantidade ingerida deve ser equilibrada, duas porções pequenas de arroz e uma porção pequena de feijão são ideais, considere a quantidade de 100 gramas a porção. O prato pode ser composto por uma porção de legumes e por proteína animal: filé de frango, filé de peixe, bife, entre outros, o ideal é que sejam pequenos e preparados sem gordura.
 
A riqueza em ferro desses alimentos auxilia na prevenção de graves doenças como a leucemia, a vitamina C auxilia na absorção de ferro no organismo, por isso, é importante consumir a vitamina junto ao prato, você pode tomar um copo de 150 ml de suco de laranja, por exemplo, quantidade que não prejudica o processo digestivo e ajuda o organismo a absorver melhor o ferro.
 
Os tipos de feijão e arroz variam, seria interessante variar na alimentação diária, o arroz integral, por exemplo, é a versão mais rica em fibras existente.
 
Dietas extremamente restritivas colocam em risco a saúde, já o arroz e feijão em quantidade equilibrada conferem ao organismo os nutrientes na medida certa. São alimentos indispensáveis na dieta das crianças.
 
O tradicional arroz e feijão não é uma combinação que surgiu à toa, juntos combinam nutrientes e dão ao organismo a porção de saúde de que necessita.