"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Artrite: Saiba o que é e quais as formas da doença.


10/12/2012 - 23:00:00 | 601
 
A artrite é um processo inflamatório na cartilagem que protege as articulações, causando sinais e sintomas como inchaço nas articulações, rigidez e dor. Com o envelhecimento natural, a cartilagem que evita o atrito entre os ossos do cotovelo, ombro, joelho, dedos, punho e quadril se deteriora causando dor e dificuldade de movimento.
 
A artrite se refere a um grupo de várias doenças reumáticas que causam dor, enrijecimento e edema das articulações, além de afetar estruturas importantes como músculos, tendões, ossos, ligamentos e órgãos internos. A artrite apresenta diferentes causas, e dependendo da forma de manifestação ela pode ser classificada como Degenerativa, Gotosa, Piogênica Aguda, Psoríaca ou Reumatóide, como podemos ver a seguir:
  • Artrite Degenerativa: É uma doença crônica que degenera a cartilagem das articulações e causa hipertrofia dos ossos. As cartilagens mais afetadas por essa doença são dos joelhos, coluna espinhal e quadris. Um dos principais sintomas é a dor ao se movimentar.
  • Artrite Gotosa: é uma forma de manifestação da doença que acomete principalmente os homens. A doença se manifesta principalmente nos cotovelos, joelhos, tornozelos e dorso e dedo do pé. Entre os sintomas estão a febre e a limitação de movimentos.
  • Artrite Piogênica Aguda: afeta principalmente as articulações dos ombros joelhos e quadris. Os punhos, cotovelos e tornozelos são menos prejudicadas por esse tipo de artrite.
  • Artrite Psoríaca: possui essa definição por consequência da doença de pele chamada psoríase. As articulações podem ser seriamente afetadas por essa doença. 
  • Artrite reumatóide: é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os próprios tecidos. O alvo da artrite reumatóide é a própria cartilagem e o revestimento das articulações. Essa doença causa dor, inchaço, inflamação e perda da função. Existem medicamentos naturais que contribuem para uma melhora na densidade mineral óssea, como é o caso do Tribulus Terrestris que também ajuda a melhorar os níveis de imunidade.
Existe tratamento para a Artrite, por isso aos primeiros sintomas é necessário se consultar com um médico.