Seja bem vindo a Online Farma!

O chá de boldo é utilizado há muitos anos e é sempre uma recomendação certeira em casos de dor de estômago ou dia seguinte ao consumo demasiado de álcool.
 
Existem muitas espécies de boldo, as mais conhecidas são: boldo do Chile e boldo brasileiro, mas existem espécies que não devem ser utilizadas como: boldo da terra ou boldo de jardim e falso boldo, que podem causar intoxicação e problemas no estômago.
 
Essa planta possui ricas propriedades, as folhas de boldo em forma de infusão (chá) ou in natura são recomendáveis em casos de problemas intestinais; hepatite; cólica; azia; gastrite; fadiga do fígado; insônia; ressaca alcoólica, entre outros.
 
O boldo é comumente indicado em casos de problemas relacionados ao fígado, isso porque ativa a secreção biliar, as folhas possuem uma substância denominada boldina, que aumenta progressivamente o fluxo da bile. É um excelente digestivo e alivia sensações desagradáveis que podem ser causadas por bebidas alcoólicas; pela ingestão de comidas gordurosas como frituras entre outras, essas ações desregradas na dieta podem atacar diretamente o fígado podendo provocar irritações mais graves.
 
A maneira de utilização do boldo é crucial para que os efeitos possam ser eficazes, as folhas bem lavadas, devem ser cortadas e amassadas em um pouco de água fria com a ajuda de um pilão ou algum outro instrumento que possa ser usado para esta finalidade, a quantidade de boldo ideal é o equivalente a 20 gramas (1 colher de sopa cheia) para um litro de água fervente.
 
O boldo possui propriedades medicinais e como toda planta deve ser utilizado com prudência. Existem suplementos à base de boldo do Chile e boldo brasileiro, mas lembre-se, mesmo medicamentos naturais precisam de recomendação médica. A saúde em primeiro lugar.