Televendas & SAC (11)4224-4550 ou (11)93802-7841

Movimentar o corpo regularmente pode auxiliar o tratamento de doenças como a depressão e diabetes

 

Os benefícios da prática regular de atividades físicas são indiscutíveis. Além de beneficiar o controle do peso e proporcionar bem-estar, os exercícios físicos melhoram a resistência e reduzem a chance de complicações,  aumentando a qualidade de vida dos pacientes.

Médicos e profissionais da área esportiva são unânimes quando o assunto é atividade física, sendo um dos melhores caminhos para uma vida saudável. Por outro lado, quem sofre de doenças crônicas, como os diabéticos e hipertensos, encaram sua doença como uma limitação e não consideram a atividade física como parte do tratamento.

“Praticar atividades físicas regularmente pode minimizar a depressão e problemas emocionais; melhora a vida sexual (tanto libido quanto desempenho); auxilia o controle da obesidade; promove o bom funcionamento pulmonar; diminui o colesterol LDL; aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro, contribuindo para a boa memória e perspicácia mental durante o envelhecimento; ajuda no sono; protege a mobilidade e a vitalidade”, explica o médico especializado em medicina esportiva e fisiologia hormonal, Dr. Bruno Lins.

De acordo com o especialista, a atividade física também atenua os efeitos nocivos do envelhecimento, visto que exerce efeito em ações anti-inflamatórias e antioxidantes.

“Cada vez mais estudos comprovam os efeitos benéficos da atividade física para a prevenção e tratamento de doenças graves e crônicas. O tema está deixando de ser recomendação para se tornar prescrição”.

De acordo com o especialista, a atividade física é recomendada para todas as faixas etárias. As crianças se beneficiam com a melhora da saúde óssea, composição corporal, condicionamento cardiorrespiratório e evidências moderadas em reduzir sintomas de depressão.

Já os adultos e idosos são beneficiados com a redução do  risco de câncer, doença cardíaca coronariana, obesidade, Diabetes tipo 2 e AVC, entre outros. “Foi observado em estudos recentes que auxiliam contra o AVC até mais efetivamente que muitos medicamentos, uma vez que previne os fatores de risco como Hipertensão, aterosclerose, diabetes tipo 2 e possivelmente também exercem efeito protetor na prevenção de novos episódios”, explica.

Por outro lado, o médico explica que a prática não deve ser realizada indiscriminadamente. Antes de iniciar qualquer atividade, é necessário consultar um especialista que irá indicar exercícios personalizados e voltados para as necessidades e limitações de cada um.

“Todo exercício físico depende de vários fatores como por exemplo o estado atual da atividade física da pessoa, nível de aptidão física, estado de saúde, idade, sexo e algumas diferenças genéticas. Deve ser levado em conta ainda o tipo, frequência e intensidade. A avaliação é realizada por meio de consulta médica e alguns exames cardiovasculares poderão ser solicitados”.

O especialista ainda salienta que a atividade física realizada sem supervisão de um preparador físico ou recomendação médica pode potencializar lesões e problemas nas articulações. Além disso, se a pessoa não possui alimentação correta pode desencadear cefaleias e alterações cardiovasculares. “As recomendações para quem deseja fugir do sedentarismo é procurar primeiro passar em uma avaliação médica para detectar seu estado físico e condicionamento”, aconselha o médico.

Dr. Bruno Lins, médico especializado em medicina esportiva e fisiologia hormonal. Membro da Sociedade Brasileira para Estudo da Fisiologia (SOBRAF)

Fontes:

https://revistadonna.clicrbs.com.br/noticia/pratica-de-exercicios-fisicos-pode-ajudar-no-tratamento-de-portadores-de-doencas-cronicas/

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/01/atividade-fisica-ajuda-no-combate-de-depressao-e-doencas-cronicas.html

https://www.minhavida.com.br/saude/noticias/13732-atividade-fisica-aliada-a-medicamentos-pode-curar-depressao

Problemas oculares em idade pré-escolar: Entenda os sinais
Matéria especial...
Fitoenergética: A energia que vem das plantas
Matéria especial...
Online Farma
Lorem ipsum dolor sit amet, justo aliquid reformidans ea vel, vim porro dictas et, ut elit partem invidunt vis. Saepe melius complectitur eum ea. Zril delenit vis ut. His suavitate rationibus in, tale discere ceteros eu nec. Vel ut utamur laoreet vituperata, in discere contentiones definitionem ius.
read more ⟶
Leave a comment
Note: HTML is not translated!