Seja bem vindo a Online Farma!

Em pouco mais de 10 anos, houve um aumento de 51% no número de internações por acidente vascular cerebral (AVC) entre homens de 15 a 34 anos. Já entre as mulheres nessa faixa etária, o aumento foi de 17%. Os dados foram acessados por pesquisadores em aproximadamente mil hospitais americanos entre 1994 e 2007.

No Brasil, as enfermidades cerebrovasculares também tiveram um grande aumento entre os jovens, de acordo com o banco de dados do Ministério da Saúde. Entre 1998 e 2007, houve um crescimento de 64% nas internações por AVC entre homens, e de 41% entre mulheres de 15 a 34 anos.

O AVC é causado pela obstrução das artérias cerebrais. Quando não contida a tempo, a doença lesiona áreas do cérebro e causa sequelas nos movimentos e em funções como a fala.

Fatores de risco para AVC:

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Colesterol alto

Infelizmente, os jovens estão ingerindo mais sal, bebendo mais álcool e comendo mal. Além disso, o uso mesmo que eventual de certas drogas, como a cocaína, pode causar lesões arteriais, tornando o adolescente e o jovem predispostos ao problema.

Sintomas como dor de cabeça, dificuldade para falar ou enxergar e dormência nos membros podem ser sinais de um AVC. É de fundamental importância diminuir os riscos com a adoção de um estilo de vida saudável. Segundo especialistas, faltam campanhas de conscientização.

Um outro fator de risco para AVC que deveria ser mais divulgado é a utilização de pílulas anticoncepcionais por mulheres fumantes. Mulheres tabagistas jamais deveriam usar pílulas anticoncepcionais, ainda mais quando há predisposição familiar para AVCs.  Todas as pílulas à base de hormônios são arriscadas para as fumantes. 

Fonte: Agência Comunicado