Seja bem vindo a Online Farma!

Neste ano as cidades de diferentes estados do país tiveram surtos de conjuntivite, especialmente a partir de fevereiro, até abril.  É preciso evitar a contaminação e as formas de prevenir o contágio são parecidas com as da gripe. Deve-se evitar ambientes fechados, não ter contato com pessoas contaminadas, lavar as mãos durante o dia, trocar cama e roupas de banho com regularidade e não compartilhá-las, além de adotar o álcool gel na higiene das mãos e de objetos de uso compartilhado. Passar álcool nos telefones e maçanetas é uma boa dica de prevenção dessa doença extremamente contagiosa.

Os sintomas  comuns da conjuntivite são olhos vermelhos, sensação de areia nos olhos, vista embaçada, coceira, sensibilidade à luz, ardência e presença de secreção. Nos casos virais, é possível ter febre, dor de ouvido e dor de garganta. Porém, a conjuntivite não causa dor ocular, e sim coceira e ardência.

O tratamento depende do tipo de conjuntivite e é o oftalmologista o profissional indicado e mais preparado para definir isso. Ele pode receitar medicamentos com antibióticos.

Para de recuperar mais rapidamente, tenha atenção à limpeza. Lave o rosto e a área próxima aos olhos com água e sabão e lave bem os olhos com água corrente. Faça esse procedimento algumas vezes por dia e esqueça a maquiagem: ela irá piorar a coceira. Compressas frias trazem alívio aos sintomas, preferencialmente com água fervida gelada ou soro fisiológico.  

Não esqueça: consulte o Oftalmologista para que ele avalie a situação. Há riscos caso o problema não seja tratado da forma adequada. O problema tende a melhorar com o passar dos dias mas costuma demorar algumas semana até o problema ir embora de vez.

Por: AgComunicado