"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Aveia - um potente regulador do intestino


29/06/2016 - 13:38:08 | 184

A aveia (Avena sativa) é uma planta pertencente à família botânica Poaceae. É um cereal extremamente rico em fibras que pode ser encontrado na forma de farinha, flocos e farelo. Sendo assim, é um potente alimento para regular o intestino.

A aveia possui grande quantidades de fibra em sua composição, que quando em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, as fibras do tipo beta-glucana estimulam o crescimento da flora intestinal. Quando as bactérias proliferam em cima dessas fibras, ocorre a produção de uma substância, o ácido butírico, que estimula os movimentos peristálticos do intestino.

A aveia não contém glúten, porém, como a maioria dos alimentos é processado junto com o trigo, para aqueles que não podem consumir glúten é sempre aconselhável olhar a embalagem antes de comprar. Além de fibras a aveia é rica nutricionalmente, possui minerais como, o magnésio, zinco, ferro, fósforo e cálcio, além de carboidratos e proteínas.

Aveia benefícios:

Além de contribuir para melhorar o bom funcionamento do organismo, a aveia pode trazer muitos benefícios para o nosso organismo, como:

- Reforça o sistema imunológico e combate infecções;

- Controla a pressão arterial;

- Melhora a concentração;

- Ajuda na digestão;

- Controla a quantidade de açúcar no sangue;

- Diminui o colesterol ruim.

Aveia como consumir?

A aveia é encontrada comercialmente na forma de farinha, flocos (finos e grossos) e farelo. Ela pode ser consumida junto com as frutas de sua preferência ou adicionada aos sucos, outras bebidas e vitaminas. Além disso, a aveia pode ser utilizada na preparação de bolos, tortas (doces e salgadas), pães, biscoitos, cookies e farofa. Pode ser utilizada também na preparação de mingau, a aveia dá a consistência ao leite sem a necessidade do uso de amido de milho para engrossar. Agora só adicionar a aveia em sua dieta e se beneficiar desse cereal tão rico em nutrientes e muito saborso.